Home > Artigos > Erros a evitar em ReactJS ou React Native - 1 de 2

24-03-2022

Erros a evitar em ReactJS ou React Native - 1 de 2

Erros - Evitar - ReactJS - React - Native


No processo de desenvolvimento de aplicações em ReactJS ou React Native há alguns erros que devem ser evitados. No artigo de hoje e amanhã vamos analisar alguns dos mais importantes:


- Não seguir um determinado padrão

Ao desenvolver uma determinada aplicação sem ter em conta um padrão é tornar o código de tal forma desorganizado que muito dificilmente alguém irá conseguir dar manutenção. Esse padrão pode ser idealizado por quem programa, mas também por alguns disponíveis na web, e que já foram milhões de vezes adotados em vários projetos, como por exemplo, o padrão AirBnB.

Ao seguirmos um padrão, é fácil escapar algum pormenor, por isso, é recomendável, acrescentar ao nosso IDE ferramentas de auxílio, que nos avisam de qualquer fuga dentro do padrão utilizado. Dessas ferramentas, as mais consensuais são por exemplo: Eslint, Editorconfig ou Prettier e que podem muito bem coabitar todas juntas.

 

- Utilizar recursos antigos

O javascript tem evoluído muito mas por vezes ficamos agarrados a recursos antigos por uma questão de hábito ou desconhecimento das atualizações do ECMAScript. Exemplos disso, tempos:

  • Usar o lodash ou underscore para ações que o ES6 já implementou como find, reduce, filter, map e some;
  • Usar sempre o var na declaração de variáveis ao invés do let ou const;
  • Usar o .then e .catch com Promises enquanto que a sintaxe de async/await deixa o código muito mais organizado.
 
Artigos relacionados:
 
 

 


👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações