Home > Artigos > Cadastro de Infraestruturas e Gestão do Território

06-12-2023

Cadastro de Infraestruturas e Gestão do Território

Cadastro - Infraestruturas - Gestão - Território


O cadastro de infraestruturas consiste na representação gráfica das informações obtidas através dos levantamentos em campo de todos os elementos que compõem a rede de infraestruturas que estamos a analisar (Equipamentos Administrativos, Apoio Social, Culturais, Desportivos, Educação e Ensino, Recreio e Lazer, Saúde, Saneamento, etc.). Este conhecimento das infraestruturas permite uma pormenorização dos atributos que estão associados aos componentes da rede e uma melhor Gestão do Território.


A base do conhecimento de qualquer rede de infraestruturas, independentemente do fim a que se destina, reside na quantidade, mas especialmente qualidade da informação que temos sobre a mesma.

 

A qualidade dos dados é essencial, sendo desejável verificar a sua exatidão, consistência, atualização e exigir / assegurar elevados níveis de fiabilidade aos dados recolhidos / existentes. Atualmente, com a disponibilidade da tecnologia necessária, a georreferenciação dos dados deve fazer parte da prática corrente das entidades gestoras. É também fundamental garantir a existência de um sistema fiável de arquivo de dados.

 

Informação inexistente, incompleta ou incorreta pode ter consequências gravosas nas decisões, em termos da sua eficácia, eficiência e sustentabilidade podendo, consequentemente, agravar a qualidade, o risco e o custo do serviço prestado pela rede.

 

Neste contexto, a informação é basilar para a tomada de decisão sobre as intervenções a realizar nos sistemas, devendo ser garantidos fluxos online de informação necessários para assegurar a boa gestão destes sistemas e a adequada gestão da informação, nas suas diferentes fases, incluindo a aquisição, avaliação, registo, atualização, arquivo e utilização.

 

Uma tomada de decisão eficaz, eficiente e sustentável sobre as ações a desenvolver ou a implementar no âmbito da gestão de infraestruturas (planeamento de operações, manutenção, construção, renovação, reabilitação dos seus componentes, etc.), terá de ser sempre baseada em dados e em informação fiável e atual sobre os sistemas, subsistemas ou componentes.

 

Com informação atualizada, sistematizada e fiável é possível a construção de uma ferramenta de apoio à tomada de decisão eficaz e sustentável capaz de ajudar no processo de planeamento, gestão, operacionalização e monitorização das tarefas de manutenção, exploração e ampliação da rede.

 

O cadastro de infraestruturas é uma base indispensável de conhecimento para gestão do território e essencial para uma adequada definição de estratégias para o futuro.

 

Artigos Relacionados:

 

 

 

 

 

 

 

👉 Follow @niuGIS

2022-03-22