Home > Artigos > git - Sistema de Controlo de Versões Distribuído

17-03-2022

git - Sistema de Controlo de Versões Distribuído

GIT - Sistema - Controlo - Versões - Distribuído - Distributed - Version - Control


O Git é um sistema de controlo de versões distribuído, gratuito e de código aberto, desenvolvido originalmente pelo Linus Torvalds, o criador do Kernel do sistema operativo Linux, e atualmente é mantido pelo Junio Hamano juntamente com outros quase 300 colaboradores voluntários.


A sua principal utilização visa o desenvolvimento de software, mas pode ser usado para registar o histórico de edições de qualquer tipo de ficheiro.

 

Comparado com outros sistemas de controlo de versões tradicionais, o Git diferencia-se por ser extremamente rápido, por simplificar o desenvolvimento de software de forma não-linear, onde podemos trabalhar em paralelo em diferentes funcionalidades das aplicações que desenvolvemos e então escolher quais funcionalidades devem fazer parte de cada versão da aplicação conforme o nosso fluxo de trabalho, e principalmente por ser um sistema distribuído bastante versátil e adequado para projetos de qualquer dimensão.

 

GIT - Sistema - Controlo - Versões - Distribuído - Distributed - Version - Control

 

A utilização do GIT permite que um utilizador tenha acesso aos dados que foram por ele guardados ou por outro(s) utilizador(es) que também tenha(m) acesso ao repositório, permitindo que um ficheiro possa ser editado ao mesmo tempo por múltiplas pessoas diferentes. Tem um grande nível de segurança / desempenho e é bastante flexível, porque é compatível com a maioria dos sistemas - possui versões para Windows, Linux e Mac OS X, o que facilita muito o controlo de versões de aplicações desenvolvidas em diferentes plataformas.

 

A principal desvantagem do GIT é a sua complexidade, ou seja, no início pode ser mais complexo de se entender devido à quantidade de possibilidades de combinações e ramificações do código, além disso exige que o utilizador tenha um maior conhecimento sobre o seu uso.

 

Conhecer os comandos GIT é muito importante, porque além de facilitar a vida de quem os usa também torna os processos mais dinâmicos e rápidos.

 

https://git-scm.com/

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações