Home > Artigos > Criação de Cortina Digital sobre a Rússia - Conexões via VPN

16-03-2022

Criação de Cortina Digital sobre a Rússia - Conexões via VPN

Cortina - Digital - Rússia - Guerra - Conexões - VPN


Na sequência do nosso artigo de ontem acerca de algumas das vantagens de adotar uma VPN, hoje vamos detalhar um pouco o que se passa na Rússia após a invasão da Ucrânia.


Especialistas em direitos digitais dizem que o presidente Russo pode ter inadvertidamente provocado uma mudança maciça e permanente na alfabetização digital na Rússia que funcionará contra o regime por anos.

 

A todo o custo o Putin luta para controlar a narrativa sobre sua guerra (“intervenção militar”?!) na Ucrânia e na sequência das medidas adotadas, há inclusivamente quem diga que está a ser criada uma cortina digital sobre a Rússia.

 

A última vítima foi o Instagram, suspenso no país nesta segunda-feira - dia 14, que passou a estar inacessível na maior parte do território russo e que também deixou de ser possível de atualizar. A única forma de utilizar as aplicações banidas é através do acesso à internet via conexão VPN (rede privada virtual), uma forma de comunicação de dados por um "túnel" criptografado, que disfarça o IP do utilizador e permite ludibriar a censura.

 

Apesar dos esforços de Putin para reprimir as redes sociais e as informações dentro das suas fronteiras, um número crescente de utilizadores de internet russos está determinado em aceder a fontes externas e contornar as restrições do Kremlin.

 

O bloqueio simultâneo de diversas redes sociais em território russo, principalmente o Facebook - muito popular entre os jovens, determinou uma verdadeira "explosão" de utilização das VPNs na Rússia. Empresas de monitorização de internet móvel, informaram que foram feitos cerca de 6 milhões de downloads desse tipo de aplicações desde o dia 24 FEV (invasão da Ucrânia) até 8 MAR. As vendas de VPNs em território russo aumentaram pelo menos 3.500%.

 

O que é uma VPN e quais as vantagens de ter uma conexão VPN?

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações