Home > Artigos > LEO I - O primeiro computador comercializado para uso de aplicações comerciais

11-03-2022

LEO I - O primeiro computador comercializado para uso de aplicações comerciais

LEO I - Primeiro - computador - comercializado - uso - aplicações - comerciais


Vivermos hoje sem os computadores é impensável. A sociedade já está de tal forma dependente deles que não nos imaginamos a viver sem a sua ajuda.


Mas… qual foi o primeiro computador comercializado para uso de aplicações comerciais? Parece que já foi há muito tempo, mas foi há pouco mais de 70 anos, em Novembro de 1951. O nome de batismo foi LEO I (Lyons Electronic Office I) e foi desenvolvido no Reino Unido. Por incrível que pareça, fazia contas e cálculos para o comércio e originou a falência da empresa que o construiu.

 

A sua construção foi supervisionada por Oliver Standingford, Raymond Thompson e David Caminer da J. Lyons and Co. O LEO I executou sua primeira aplicação comercial em 1951. Em 1954 Lyons formou a LEO Computers Ltd para comercializar LEO I e modelos sucessores LEO II, LEO III, o rápido LEO 360 e o ainda mais rápido LEO 326. A empresa acabou por ser adquirida uma série vezes passando pela International Computers Limited (ICL) e, finalmente, adquirida pelo colosso Fujitsu.

 

Os computadores da série LEO ainda estavam em uso até 1981. É um marco histórico.

 

Em 2018, o Centro para a História da Computação (Center for Computing History), juntamente com a LEO Computers Society, recebeu um financiamento com o objetivo de reunir, preservar, arquivar e digitalizar uma variedade de artefactos e documentos da LEO Computers. A galeria do museu do Centro tem uma área dedicada ao LEO e, desde 2021, está a trabalhar num projeto de realidade virtual LEO.

 

No vídeo que anexamos, são contadas todas as peripécias por quem ajudou a construir o LEO I.

 

Click aqui para ver o vídeo!

 


👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações