Home > Artigos > Entrevista: A Diretiva INSPIRE e a Importância do Software

09-03-2022

Entrevista: A Diretiva INSPIRE e a Importância do Software

Diretiva - INSPIRE - Importância - Software


Mais um excerto da entrevista publicada para melhor compreender a oferta da Novageo Solutions.


O INSPIRE é uma diretiva europeia que foi transposta para a legislação nacional e permite dotar todos os Estados-membros de uma infraestrutura de dados espaciais comum. Qual a sua importância e como se posiciona a NOVAGEO Solutions para concretizar a mesma?

Esta é umas das pedras basilares na nossa prestação de serviços. Numa época em que todos tomamos consciência de que as alterações climáticas são reais, e nos afetam globalmente, temos ainda dificuldade em comparar dados de um país para outro (de facto em Portugal por vezes temos ainda dificuldade em comparar dados de um município para o outro). É aqui que a Diretiva INSPIRE entra, permitindo-nos olhar de forma comparativa para os dados de todas as regiões e países da Europa como se fossem uma única fonte de dados. A Novageo, ao longo dos últimos anos, transformou as suas ferramentas para que tenham por base o modelo de dados do INSPIRE e, ao mesmo tempo, possam incorporar todas as boas práticas desta diretiva, mesmo quando são implementados temas não previstos.

 

Como lhe parece que as empresas nacionais já percecionam a importância da utilização dos softwares nas mais variadas áreas do seu dia-a-dia empresarial? O investimento feito nesta área é, efetivamente, cada vez maior?

O investimento em serviços de software ainda é reduzido. Muitas empresas de pequena e média dimensão ainda não se apercebem dos benefícios que este tipo de software lhes pode trazer. Há ainda muito “mato para desbravar”. Ao nível das grandes empresas nota-se outro interesse.

 

Para download da entrevista completa - click aqui!

 

Artigos Relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações