Home > Artigos > Redes de computadores e a sua finalidade

07-03-2022

Redes de computadores e a sua finalidade

Redes - computadores - finalidade


Em geral as redes de computadores são utilizadas em empresas e por pessoas individuais. Nas empresas um aspeto fundamental é a partilha de recursos. É importante que todos os programas, equipamentos e especialmente dados estejam ao alcance de todas as pessoas na rede, independentemente da localização física do recurso e da pessoa.


Um exemplo típico é a partilha de uma impressora por um grupo de funcionários, evitando que cada um tenha a sua impressora. Esta partilha tem benefícios económicos e facilita a manutenção. No entanto mais importante do que partilhar recursos físicos é a partilha de informação.

A esmagadora maioria das empresas depende intensamente de redes de computadores para permitir aos seus funcionários acederem a informações e documentos relevantes de forma instantânea.

Outro aspeto importante é que uma rede de computadores pode oferecer um eficiente meio de comunicação entre os funcionários. E nos dias de hoje temos com enorme relevância a possibilidade de realizar negócios com o consumidor através de uma rede de computadores (comercio eletrónico).

As aplicações domésticas de redes de computadores são na maioria para aceder a informações remotas, comunicação entre pessoas, entretenimento interativo e comercio eletrónico.

Relativamente ao acesso a informação remota pode por exemplo ser o navegar na World Wide Web para obter informações sobre artes, história, ou outro tema qualquer. Quanto à comunicação entre pessoas temos o e-mail, videoconferências, etc... Para o entretenimento temos como exemplo a possibilidade de ver qualquer filme a pedido. No comércio eletrónico as pessoas podem comprar ou vender qualquer coisa através de uma rede de computadores.


👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações