Home > Artigos > O que é e onde fica o Ponto Nemo?

24-11-2023

O que é e onde fica o Ponto Nemo?

O que é - onde fica - Ponto - Nemo - local - isolado - planeta


Depois de tudo que se passou na 2ª guerra mundial estamos a viver dias que julgámos impossíveis. Em consequência da invasão da Rússia à Ucrânia estamos a assistir à desumanidade vivida por famílias de refugiados que fogem e abandonam tudo. De um dia para o outro abandonaram tudo que tinham para salvar a sua vida. Olhamos para a televisão e só se fala da guerra, de crimes contra a humanidade. O que vemos dá-nos vontade de desligar a televisão e fugirmos para um lugar longe de tudo…


Mas se quiséssemos… se quiséssemos ficar o mais distante de tudo na terra… onde fica esse lugar?

 

O ponto mais distante de tudo fica no Oceano Pacífico popularmente conhecido como Ponto Nemo, em homenagem ao famoso marinheiro submarino de Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne. Em latim, “nemo” significa “ninguém”. Devido à sua localização distante de toda a vida humana e terra emergida, o “pólo oceânico de inacessibilidade” é apropriadamente chamado de Ponto Nemo.

 

Este ponto remoto está localizado nas coordenadas 48°52,6′S 123°23,6′W, a cerca de 2.688 quilómetros da terra mais próxima - Ilha Ducie, parte das Ilhas Pitcairn, ao norte; Motu Nui, uma das Ilhas de Páscoa, a nordeste; e a Ilha Maher, parte da Antártida, ao sul.

 

Para percebermos a escala relativa o Ponto Nemo refere-se a uma área do Oceano Pacífico Sul com uma dimensão de cerca de 34 vezes maior do que a França, na qual se acredita que a vida marinha quase não evoluiu. As correntes fracas, o seu afastamento e a falta de nutrientes na água não permite a sobrevivência de espécies marinhas mais desenvolvidas e maiores.

 

Ponto - Nemo - local - planeta - isolado - cemitério - space - espaço

 

Os humanos regularmente mais próximos do Ponto Nemo não viajam de barco, não são marinheiros, mas sim astronautas da Estação Espacial Internacional, que voam +/- 400 km acima da zona!

 

As agências espaciais estão muito familiarizadas com o Ponto Nemo, porque usam o local para calcular a trajetória de reentrada durante o processo de “de-orbitação”. É onde a nave espacial desativada vai morrer. O intuito é garantir que os detritos gerados pela sua reentrada na atmosfera não causassem danos aos humanos em Terra. O local tornou-se num verdadeiro cemitério de destroços espaciais (naves, telescópios, satélites).

 

Artigos relacionados:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

👉 Follow @niuGIS

2022-03-04

Contacte-nos 214 213 262

Informações