Home > Artigos > O SIG como tecnologia de suporte à tomada de decisões

02-03-2022

O SIG como tecnologia de suporte à tomada de decisões

SIG - tecnologia - suporte - tomada - decisões


Desde que a civilização existe, a vertente tecnológica e militar andam de mão dada e desempenhado um papel preponderante. É cada vez mais evidente a dependência das forças militares na tecnologia. À medida que a tecnologia evolui, a forma como as guerras são travadas tem-se ajustado à tecnologia existente. A tecnologia não só muda a forma como as guerras se desenvolvem, como também é encarada como fator chave para alcançar o domínio do poder militar.


A interoperabilidade assume aqui também um papel de extrema importância no atual cenário de proliferação de diversos sistemas de computadores e sistemas de software utilizados nas operações militares.

A vitória numa guerra só é declarada depois das forças terrestres ocuparem o território inimigo e assumirem o seu controlo. Para conquistar e segurar o território é necessário conhecer a extensão espacial sobre a qual se tem controlo. A necessidade de informações rápidas e precisas é essencial aquando da tomada de decisões de avanço ou recuo das tropas.

A história diz-nos que a chave para a vitória está em antecipar, ter informação que nos permite estar à frente do inimigo. Se uma força de defesa ou sistema de armas puder com alguma precisão antecipar o local onde o está o inimigo ou qual o seu futuro curso de ação torna-se mais fácil de o derrotar pela ocupação de uma posição de vantagem ou pela concentração de uma força superior no ponto de decisão.

Este princípio reforça a importância da informação espacial para os comandantes de campo na determinação da melhor decisão para as operações militares.

Os dados espaciais são tão importantes para o Comandante Militar na batalha como para um tomador de decisão no planeamento e desenvolvimento do crescimento de um país, região ou município. Aliás, depois do que foi exposto, importa referir que existem muitas semelhanças entre a gestão de tropas perante uma guerra como a gestão de voluntários / pessoas (proteção civil) aquando de uma situação de calamidade, catástrofe.

O SIG desempenha também um papel importante na logística, porque permite orientar suprimentos, equipamentos e recursos para onde são necessários, na hora e no lugar certos. Utilizando SIG para determinar rotas (carros, comboios, aviões, navios), é possível estabelecer rotas alternativas se ocorrerem acidentes ou engarrafamentos na rota mais direta.

O uso de dados de deteção remota combinados com informações terrestres fornece uma plataforma comum para analisar situações terrestres em tempo de guerra / crise. A incorporação de satélites que fornecem imagens de alta resolução na era atual aumenta a capacidade do SIG fornecer informações mais precisas e atuais para as operações no terreno.

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações