Home > Artigos > Dados Distribuídos - Porquê distribuir dados em várias máquinas?

14-02-2022

Dados Distribuídos - Porquê distribuir dados em várias máquinas?

Dados - Distribuídos - Porquê - distribuir - dados - várias - máquinas


E se armazenarmos os dados em várias máquinas em vez de apenas uma? Porque carga de água nos haveríamos de dar a este trabalho? Pois é, existem várias motivos pelos quais podemos querer distribuir uma base de dados por várias máquinas.


Um motivo é escalabilidade, se o volume de dados, carga de leitura ou carga de escrita crescer - mais do que uma única máquina é uma excelente opção porque pode suportar, distribuir a carga entre várias máquinas.

 

Outro forte motivo é a tolerância a falhas / alta disponibilidade. É uma ótima ideia usar várias máquinas para obter redundância e garantir que uma aplicação está continuamente operacional e disponível. Mesmo que alguma (ou algumas) máquina(s) deixe(m) de funcionar, ou seja, quando uma falha, outra assume e continua.

 

No caso de termos utilizadores espalhados pelo mundo, podemos querer ter servidores em vários locais do mundo para que cada utilizador possa ser atendido a partir de um datacenter geograficamente próximo a ele. Isso reduz a latência evitando que os utilizadores tenham que esperar que os pacotes de rede viajem pelo mundo.

 

Artigos relacionados:

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações