Home > Artigos > Estação Espacial Internacional dirige-se para o Ponto Nemo

09-02-2022

Estação Espacial Internacional dirige-se para o Ponto Nemo

Estação - Espacial - Internacional - Ponto - Nemo


Ao entrar na sua terceira década de vida, a Estação Espacial Internacional (com a sigla ISS na língua inglesa) já tem o seu fim de vida planeado. Em vez de contribuir para o aumento do lixo especial, ficando a orbitar o nosso planeta sem qualquer controlo, quando chegar a altura de morrer a ISS irá retornar à Terra.


De forma controlada, e minimizando o risco para os seres humanos, a rota planeada para a ISS afasta-a o mais possível de qualquer zona de terra firme. Para isso foi escolhido um local concreto, no Oceano Pacífico, designado por Ponto Nemo (relacionado com o marinheiro do livro 20 mil léguas submarinas, escrito por Júlio Verne), sendo que nemo é a palavra em latim para “ninguém”, ou seja, a ISS dirigir-se-á para um ponto do planeta onde se espera que não haja ninguém naquele momento.

 

Este ponto no mar está tão longe de qualquer pedaço de terra firme, quase 2700 Km para qualquer lado, que por vezes, quando alguma embarcação por lá passa, as pessoas mais próximas desses marinheiros são exatamente os cosmonautas que ocupam a ISS, a pouco mais de 400 Km acima da superfície da Terra.

 

Estação - Espacial - Internacional - Orbita - Ponto - NemoEstação - Espacial - Internacional - Ponto - Nemo

 

O fim de vida da ISS está previsto para Janeiro de 2031, terminando uma longa carreira dedicada à investigação científica, mas que se tem vindo a tornar um ponto turístico muito requisitado. Os bilhetes para essa viagem, que inclui uma estadia de 10 dia a bordo da ISS, podem chegar aos 48 milhões de euros por pessoa - à hora de escrita deste artigo a Axiom Space ainda tem vagas para os voos deste ano, mas os melhores lugares já estão ocupados!

 

Artigos relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações