Home > Artigos > A importância de escolher bem o Modelo de Dados

04-02-2022

A importância de escolher bem o Modelo de Dados

Importância - Escolher - Bem - Modelo - Dados


Os modelos de dados são eventualmente a parte mais importante do desenvolvimento de software, pois influenciam a forma como se escreve o código e até a forma como se pensa na resolução de um problema.


Os modelos de dados são construídos em camadas e mantendo sempre em mente que cada camada deve esconder a complexidade da camada abaixo. Esta abstração permite que pessoas de diferentes áreas trabalhem de forma eficaz sobre o mesmo modelo de dados.

 

Na construção de um modelo de dados geralmente são analisadas questões como:

  • a forma de representar coisas do mundo real em objetos ou estruturas de dados;
  • como armazenar essas estruturas de dados, em forma de documento (XML, JSON…) em tabelas de forma relacional, ou em grafos;
  • representação da informação em termos de bytes em memória, disco ou rede e permitindo que seja consultada e manipulada.

 

Muitas outras questões a níveis intermédios ou ainda mais baixos são tidas em conta na construção de um modelo de dados, mas em qualquer um dos pontos pode haver um conjunto diferente de pessoas a trabalhar de forma independente devido à abstração entre as diferentes camadas.

 

Existem vários modelos de dados e como tem implicação direta sobre o que o software implementado sobre ele pode ou não fazer, é importante escolher bem o modelo de dados que se pretende utilizar num determinado projeto.

 

Artigos relacionados:

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações