Home > Artigos > Manhattan contra as Alterações Climáticas

31-01-2022

Manhattan contra as Alterações Climáticas

Manhattan - Alterações - Climáticas - New - York - Mannahatta - Projet


New York - The New Mannahatta Projet


Uma forma de reduzirmos o impacto das alterações climáticas, nas nossas cidades do litoral, é criar estruturas de proteção costeira, como explica o Professor Jason Barr, na apresentação que fez este mês ao Mayor de Nova Iorque, e na qual propõe a expansão da Ilha de Manhattan recorrendo a vegetação autóctone (existente antes da expansão desenfreada dos séculos XIX e XX).

A criação artificial de zonas pantanosas ao redor da ilha, como por exemplo mangais, atenuará o impacto de cheias, como as provocadas pela tempestade Sandy em 2012, ou pelo furacão Ida em 2021, e que mostraram aos habitantes como as ondas e as inundações podem ser devastadoras.

A nova geografia colocaria lugares vulneráveis, como por exemplo Wall Street, mais no interior da cidade, recorrendo a proteções específicas, ao redor do novo litoral, as quais diminuirão o impacto de inundações. Em particular, a utilização de vegetação típica de zonas húmidas ao redor da costa absorverá as ondas formadas quando há temporal, reduzindo assim o risco de cheias.

Com esta medida o Mayor poderá “matar dois coelhos de uma cajadada só”, pois ao combater as alterações climáticas, estará também a proporcionar mais espaço para construção de habitação, o que poderá tornar um pouco mais acessível este mercado.


Manhattan - Alterações - Climáticas - New - York - Mannahatta - ProjetManhattan - Alterações - Climáticas - New - York - Mannahatta - Projet


Ao ampliar uma ilha, que tem um dos valores por metro quadrado mais alto do mundo, a construção de novos edifícios trará um excelente financiamento às tão necessárias medidas de proteção ambiental.

Mas esta proposta não é unânime em todos os sectores, existindo quem argumente que medidas semelhantes, na zona de Queen’s, têm originado, ao longo do tempo, um elevado número de pedidos de indemnização por inundações, junto das seguradoras.


👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações