VINAGRE CEBOLAS
Home > Artigos > Principais Aplicações da Realidade Aumentada em Sistemas de Informação Geográfica - Assistência à Navegação

27-01-2022

Principais Aplicações da Realidade Aumentada em Sistemas de Informação Geográfica - Assistência à Navegação

Aplicações - Realidade - Aumentada - Sistemas - Informação - Geográfica - Assistência - Navegação


Na sequência dos artigos anteriores sobre este tema, vejamos outra perspetiva de aplicação desta tecnologia no futuro:


Assistência à Navegação

Outra aplicação da realidade aumentada, talvez a mais popular e com maior potencial de utilização no futuro está relacionada com a assistência à navegação em tempo real. A utilização de tecnologias GPS para auxílio à navegação não é nenhuma novidade e já é algo banal para a população a utilização desta tecnologia em aplicações como o Google Maps.

Mas a Google tem planos mais ambiciosos e está a integrar a Realidade Aumentada no Google Maps com o intuito de facilitar ainda mais a navegação em tempo real para pessoas e veículos.

https://youtu.be/XWbY5jdJnHg

 

Aplicações - Realidade - Aumentada - SIG - Assistência - Navegação

 

Para motoristas, a realidade aumentada pode ser utilizada para apresentar placas, sinalizações, distâncias, velocidade do veículo, quantidade de combustível disponível, entre outras informações capazes de aumentar a segurança e eficiência de condução dos veículos terrestres.

Outra utilidade desta tecnologia é que facilita o planeamento dos trabalhos de campo desenvolvidos por equipas no terreno. Mediante um planeamento prévio, a tecnologia permite a exibição de características georeferenciadas criadas em ambientes SIG para orientar a sequência dos trabalhos realizados em áreas rurais ou em atividades ligadas ao turismo ambiental em áreas de difícil acesso.

 

Aplicações - Realidade - Aumentada - SIG - Serviços - Públicos - Centros - Urbanos - ÁguaAplicações - Realidade - Aumentada - SIG - Serviços - Públicos - Centros - Urbanos - Saneamento

 

Aplicação semelhante está associada a exibição de mapas subterrâneos, como redes de distribuição de água, esgotos e redes elétricas para orientar projetos relacionados com a gestão de zonas urbanas.

Os vídeos seguintes mostram como a realidade aumentada permite em tempo real a visualização das características subterrâneas de grandes centros urbanos.

https://youtu.be/Wg6jN-audEM
https://youtu.be/WgCOTn80C8M

 

Artigos Relacionados:


👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações