VINAGRE CEBOLAS
Home > Artigos > Aproximação da Realidade Aumentada à Tecnologia SIG

25-01-2022

Aproximação da Realidade Aumentada à Tecnologia SIG

Aproximação - Realidade - Aumentada - Tecnologia - SIG


Na sequência do artigo de ontem, a pouco e pouco, a Realidade Aumentada tem-se aproximado das tecnologias SIG - Sistemas de Informação Geográfica. São cada vez mais, múltiplas as aplicações práticas de visualização e análise de dados e atributos geoespaciais disponibilizados em tempo real.


O aparecimento do Global Positioning System e o aperfeiçoamento dos Sistemas de Informação Geográfica mudou substancialmente nas últimas décadas a forma como interagimos e gerimos o espaço geográfico.

 

Tal como vimos, a Realidade Aumentada permite criar novas camadas de informação sobrepostas à realidade e ao ser possível a sua utilização com recurso aos dispositivos móveis permite também tirar partido das tecnologias de posicionamento global.

 

Os equipamentos mais sofisticados (ex: Google Glasses) assemelham-se a óculos comuns, mas têm a capacidade de exibir informações virtuais sobrepostas ao mundo real sem prejudicar a habitual visão do utilizador.

 

Aproximação - Realidade - Aumentada - Tecnologia - SIG

 

Perante esta facilidade de criar, utilizar, interpretar e visualizar dados geográficos em ambientes de SIG, esta tecnologia está cada vez mais a ser adotada e tornou-se fundamental para as mais diversas áreas do conhecimento e apresenta um grande número de aplicações práticas.

 

A introdução de tecnologias de realidade aumentada em ambientes de SIG promete revolucionar ainda mais a forma como interagimos com o espaço geográfico, trazendo novas possibilidades para a visualização e interpretação de informações geográficas em tempo real.

 

Os avanços tecnológicos para a criação e exibição de informações espaciais tridimensionais em ambientes de SIG têm alavancado as possibilidades de integração destes sistemas com equipamentos de realidade aumentada e virtual.

 

Artigos Relacionados:


👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações