VINAGRE CEBOLAS
Home > Artigos > A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada

24-01-2022

A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada

Realidade - Virtual - RV - Aumentada - RA


A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada são duas tecnologias recentes que prometem revolucionar a forma como interagimos com sistemas digitais e que estão a ser alvo de grandes investimentos por empresas como a Facebook e a Google.


A mais recente revelação foi realizada pelo Facebook com a apresentação do Metaverso que visa a criação de um sistema complexo de realidade virtual.

 

O termo Metaverso é utilizado para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de "Realidade Virtual", "Realidade Aumentada" e "Internet".

 

As tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada com frequência são confundidas, pelo que vejamos as suas definições e o que as distingue.

 

A Realidade Virtual é uma tecnologia de interface entre um utilizador e um sistema operacional através de recursos gráficos 3D ou imagens 360º (pode conter elementos sonoros e/ou táteis) cujo objetivo é criar a sensação de presença em um ambiente virtual diferente do real. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do utilizador no ambiente virtual. Esta sensação de presença é habitualmente denominada como imersão.

 

Realidade - Aumentada - RA

 

A Realidade Aumentada combina elementos ou informações virtuais com visualizações do mundo real através de uma câmera e com o uso de sensores de movimento como giroscópio e acelerómetro. Utilizando um dispositivo móvel ou óculos translúcidos consegue ver imagens combinadas do mundo real com imagens geradas por computador projetadas no mundo. A informação projetada (virtual ou real) sobre o ambiente e seus objetos é sobreposta à visão do mundo real.

 

A Realidade Aumentada é habitualmente utilizada para otimizar ambientes naturais e oferecer experiências percetivamente ricas. Com a ajuda de tecnologias de realidade aumentada a informação sobre o mundo real ao nosso redor torna-se interativa e digitalmente manipulável.

 

Artigos Relacionados:


👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações