Home > Artigos > O que é XML - eXtensible Markup Language

21-01-2022

O que é XML - eXtensible Markup Language

O que é XML - eXtensible - Markup - Language


Na sequência do artigo de ontem, vejamos o que é e qual a principal finalidade do eXtensible Markup Language (XML).


O XML é uma linguagem de programação para elaborar linguagens de marcação recomendada pela W3C para a criação de documentos com dados organizados hierarquicamente, tais como textos, banco de dados ou desenhos vetoriais. A linguagem XML é classificada como extensível porque permite definir os elementos de marcação.

 

A linguagem de marcação é um agregado de códigos que podem ser aplicados a dados ou textos para serem lidos por computadores ou pessoas. Por exemplo, o HTML é uma linguagem de marcação para organizar e formatar um website, já o XML tem o mesmo conceito, mas para padronizar uma sequência de dados com o objetivo de organizar, separar o conteúdo e integrá-lo com outras linguagens.

 

Uma das principais características do XML é que traz uma sintaxe básica que pode ser utilizada para partilhar informações entre diferentes computadores e aplicações. Quando combinado com outros padrões, torna possível definir o conteúdo de um documento em separado do seu formato, tornando assim mais simples a reutilização do código em outras aplicações para diferentes propósitos.

 

A finalidade principal da eXtensible Markup Language (XML) é a de facilitar a partilha de informações através da internet.

 

Artigos relacionados:

 

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações