18-01-2022
O que são, como funcionam os WMS, WFS e WCS - Interoperabilidade dos Sistemas WebSIG
São serviços web específicos para o domínio geoespacial, constituindo um poderoso conjunto de funcionalidades para recolher, armazenar, recuperar sem restrições, transformar e apresentar dados espaciais associados a um determinado objetivo.
Por outras palavras, são funcionalidades que permitem que o utilizador possa aceder aos dados e aos metadados geoespaciais, através de protocolos de comunicação da internet.
Os clientes podem ser software de processamento geográfico, livres ou adquiridos ou simplesmente navegadores web permitindo o acesso a interfaces do tipo WebSIG.
Como funcionam os Serviços Web WMS, WFS e WCS?
Estes serviços são fornecidos por um servidor software responsável por responder a solicitações espaciais por um cliente através da rede. A resposta é fornecida em formato de arquivos XML, em estrutura Simple Object Access Protocol (SOAP), um padrão de comunicação especificado através de Serviços Web (Webservices).
O conteúdo da resposta pode variar de acordo com o protocolo utilizado:
A importância destes serviços na interoperabilidade dos sistemas WebSIG
Baseado em serviços web standard, o uso de tecnologias e ferramentas é um elemento chave para possibilitar a comunicação, partilha e utilização de dados e funções entre um sistema que está a ser desenvolvido e outros sistemas e programas de informação geográfica disponíveis no mercado.
Os padrões de serviços web são especificados pelo Open Geospatial Consortium (OGC), organização não-governamental responsável pela definição de padrões de interoperabilidade entre sistemas de informação geográfica.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS