VINAGRE CEBOLAS
Home > Artigos > O que são, como funcionam os WMS, WFS e WCS - Interoperabilidade dos Sistemas WebSIG

18-01-2022

O que são, como funcionam os WMS, WFS e WCS - Interoperabilidade dos Sistemas WebSIG

O que é - são - como funcionam - WMS - WFS - WCS


São serviços web específicos para o domínio geoespacial, constituindo um poderoso conjunto de funcionalidades para recolher, armazenar, recuperar sem restrições, transformar e apresentar dados espaciais associados a um determinado objetivo.


Por outras palavras, são funcionalidades que permitem que o utilizador possa aceder aos dados e aos metadados geoespaciais, através de protocolos de comunicação da internet.

Os clientes podem ser software de processamento geográfico, livres ou adquiridos ou simplesmente navegadores web permitindo o acesso a interfaces do tipo WebSIG.

 

Como funcionam os Serviços Web WMS, WFS e WCS?

Estes serviços são fornecidos por um servidor software responsável por responder a solicitações espaciais por um cliente através da rede. A resposta é fornecida em formato de arquivos XML, em estrutura Simple Object Access Protocol (SOAP), um padrão de comunicação especificado através de Serviços Web (Webservices).

O conteúdo da resposta pode variar de acordo com o protocolo utilizado:

  • Web Map Service (WMS) - permite apenas leitura (responde em forma de imagens - consultar e visualizar mapas georreferenciados).
  • Web Feature Service (WFS) - permite leitura e alteração (responde em forma de vetores - download do fenómeno geográfico discreto representado em formato vetorial).
  • Web Coverage Service (WCS) - permite também leitura e alteração (Gera arquivos no formato raster - download de um conjunto de dados em formato matricial ou raster, usado para representar fenómenos com variações espaciais contínuas).

 

Interoperabilidade - Sistemas - WebSIG

 

A importância destes serviços na interoperabilidade dos sistemas WebSIG

Baseado em serviços web standard, o uso de tecnologias e ferramentas é um elemento chave para possibilitar a comunicação, partilha e utilização de dados e funções entre um sistema que está a ser desenvolvido e outros sistemas e programas de informação geográfica disponíveis no mercado.

Os padrões de serviços web são especificados pelo Open Geospatial Consortium (OGC), organização não-governamental responsável pela definição de padrões de interoperabilidade entre sistemas de informação geográfica.

 

Artigos Relacionados:

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações