VINAGRE CEBOLAS
Home > Artigos > Principais categorias do espectro eletromagnético

12-01-2022

Principais categorias do espectro eletromagnético

Principais - Categorias - Espectro - Eletromagnético


Hoje vamos rever as principais categorias do espectro eletromagnético e amanhã conhecer as principais aplicações para utilizadores de drones e profissionais de teledeteção remota.


Ondas de Rádio

Comprimentos de onda maiores que 1 mm e frequências menores que 3 GHz. Por exemplo: meio utilizado pelo controlo remoto para comunicar com o drone, também utilizado como meio de comunicação pelos sistemas de GPS e GNSS.

 

Microondas

Comprimentos de onda de 1 mm a 1 um, as microondas são também utilizadas para comunicação em drones que fazem uso de sistemas de wi-fi para transmissão de fotos e vídeos em tempo real.

 

Infravermelho

Comprimentos de onda de 10 um a 700 nm. Manifesta-se um pouco abaixo do visível e está relacionado com a radiação térmica e com o calor emitido pela matéria. As camaras térmicas (sensores de calor) são capazes de capturar ondas no espectro do infravermelho.

 

Espectro Visível

Comprimentos de onda variando entre 700 nm e 400 nm. Os modelos de drones mais populares do mercado possuem sensores capazes de capturar imagens e vídeos de alta resolução apenas no espectro do visível.

 

Ultravioleta

Comprimentos de onda que variam entre 400 nm e 1 nm. Alguns modelos de drones possuem filtros que adicionam uma camada física de proteção às lentes da câmera contra a radiação ultravioleta, melhorando sensivelmente a qualidade de imagens e vídeos realizados em ambientes de alta altitude ou próximos ao mar.

 

Raios X e Raios Gama

Comprimentos de onda menores que 1 nm. Largamente utilizados por satélites para estudos astronómicos (sem aplicação para utilizadores de drone). Os raios X e Gama provocam malefícios para a saúde e dai a necessidade de limitarmos o seu uso.

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações