VINAGRE CEBOLAS
Home > Artigos > Princípios básicos sobre o espectro eletromagnético

10-01-2022

Princípios básicos sobre o espectro eletromagnético

Princípios - Básicos - Espectro - Eletromagnético


Na semana passada abordámos o tema dos sensores térmicos utilizados em drones, vejamos os princípios básicos sobre o espectro eletromagnético e sua interação com objetos na superfície terrestre.


As ondas eletromagnéticas são melhor compreendidas quando dividimos o seu espectro de ação. As mesmas podem ser classificadas e organizadas de acordo com as suas frequências e comprimentos de onda. Esta classificação é conhecida como espectro eletromagnético.

As imagens mostram todos os tipos de radiação eletromagnética. Os raios gama têm a frequência mais alta, enquanto as ondas de rádio têm as mais baixas. A luz visível está, aproximadamente, no meio do espectro e abrange uma fração muito pequena de todo o espectro.

 

Espectro - Eletromagnético - Espectro - Visível

 

O olho humano só é capaz de discernir uma pequena parcela de todas as radiações eletromagnéticas existentes. O pequeno intervalo percecionado pelo sistema visual humano é denominado de espectro eletromagnético visível. O espectro visível inicia-se na frequência que corresponde à luz vermelha e termina na frequência da luz violeta. A sequência das cores no espectro visível é: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Qualquer radiação que possua uma frequência maior que a da luz violeta, as radiações são classificadas como ultravioletas. Quando as frequências são inferiores à da luz vermelha é denominada de infravermelho.

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações