Home > Artigos > Padrões de Desenho - Grupo de Padrões de Estrutura

04-01-2022

Padrões de Desenho - Grupo de Padrões de Estrutura

Padrões - Desenho - Grupo - Padrões - Estrutura


Os “Padrões de Desenho” é um tema que já foi abordado em artigos anteriores (ver links em baixo).


Os “Padrões de Desenho” é um tema que já abordado em artigos anteriores (https://www.facebook.com/novageo/posts/10159680378328142). Tal como referido, os Padrões de Desenho geralmente dividem-se em três grupos / categorizações quanto à sua intenção e propósito:

  • Padrões de Criação;
  • Padrões de Estrutura; e
  • Padrões de Comportamento

Hoje vamos aprofundar o tema e enumerar os padrões existentes dentro do segundo grupo - Padrões de Estrutura. Por serem termos algo técnicos, optámos por manter as designações em inglês.

O grupo Padrões de Estrutura inclui:

  • “Adapter” para que objetos com interfaces incompatíveis colaborem;
  • “Bridge” permite dividir uma grande classe ou um conjunto de classes intimamente relacionadas em duas hierarquias separadas - abstração e implementação - que podem ser desenvolvidas independentemente uma da outra;
  • “Composite” permite compor objetos em estruturas de árvore e, em seguida, trabalhar com essas estruturas como se fossem objetos individuais;
  • “Decorator” permite adicionar um comportamento a um objeto já existente em tempo de execução oferecendo uma alternativa flexível ao uso de herança para estender uma funcionalidade;
  • “Facade” fornece uma interface simplificada para uma biblioteca, estrutura ou qualquer outro conjunto complexo de classes;
  • “Flyweight” permite ajustar mais objetos na quantidade disponível de RAM, compartilhando partes comuns de estado entre vários objetos, em vez de manter todos os dados em cada objeto;
  • “Proxy” permite fornecer um substituto ou espaço reservado para outro objeto. Um proxy controla o acesso ao objeto original, permitindo que se execute algo antes ou depois da solicitação chegar ao objeto original. 

Os padrões estruturais explicam como montar objetos e classes em estruturas maiores, mantendo as estruturas flexíveis e eficientes.

Para quem está relacionado com a vertente de programação perguntamos: Já recorreu a algum destes padrões de desenho?

 

Artigos relacionados:

 

 

Padrões - Desenho - Grupo - Padrões

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


25-12-2021
Boas Festas
24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações