Home > Artigos > Pg_featureserv - Simplificar a disponibilização de dados geográficos

03-01-2022

Pg_featureserv - Simplificar a disponibilização de dados geográficos

Pg_featureserv - Simplificar - disponibilização - dados - geográficos


Disponibilizar dados geográficos é agora mais simples, através do pg_featureserv.


Esta extensão, desenvolvida pela Crunchy Data Solutions, permite ligar diretamente a uma base de dados PostgreSQL/Postgis e disponibilizar os dados de acordo com o standard OGC API Features.

O pg_featureserv é gratuito e fácil de fazer “deploy” em qualquer servidor que tenha o PostgreSQL/Postgis instalado.

O pg_featureserv permite ligar a views e tabelas, mas também a funções. Mantendo sempre a complexidade na base de dados, esta característica confere-lhe maior liberdade, na medida em que sempre que é necessário alterar os dados, isso acontece do lado da base de dados sem requerer qualquer alteração ou reiniciação do lado do servidor.

Esta configuração automática com a base de dados permite ainda extrair todo o potencial do SQL já que as bases de dados estão otimizadas para operações de filtros e consultas.

Também o acesso através de utilizadores pode ser gerido do lado da base de dados, dando assim maior segurança e controlo ao acesso aos dados.

Outra grande vantagem da utilização do pg_featureserv é a maior flexibilidade com grandes volumes de dados, através da utilização da cache e a utilização de funções que antecipam cenários para recorrer a essa mesma cache.

Apesar de haver várias alternativas de disponibilização de dados geográficos em OGC API Features e de ser expectável que surjam ainda mais nos próximos anos, acreditamos que o pg_featureserv, devido à sua simplicidade, é uma excelente opção para quem utiliza PostgreSQL/Postgis.


Artigos Relacionados:

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações