VINAGRE CEBOLAS
Home > Artigos > Dados geográficos a revolucionar firewalls

31-12-2021

Dados geográficos a revolucionar firewalls

Dados - geográficos - revolucionar - firewalls - segurança


As firewalls têm um papel fundamental na segurança de qualquer arquitetura de redes, sendo responsáveis por bloquear portas potencialmente vulneráveis a ataques de software ao nível da camada aplicacional.


Recorrendo a uma base de dados geográfica é possível mapear IPs a coordenadas específicas, reduzindo bastante o risco de acessos por parte de agentes mal-intencionados, e criar várias outras métricas tornando as listas de bloqueio muito mais sofisticadas.

A maioria das firewalls inspeciona os pacotes ao nível mais baixo da pilha TCP/IP baseando-se num conjunto de regras definidas pelo administrador. Essas regras geralmente baseadas no número do porto físico de um determinado protocolo passam a poder ser baseadas também na sua localização real.

Os administradores podem registar algumas informações obtidas pela própria firewall e usá-las para manter um registo do paradeiro daqueles que obtiveram acesso válido, para registar a localização das tentativas de acesso inválidas, registar tentativas de acesso inválidas a partir de localizações que fizeram acessos válidos, etc... permitindo assim reduzir drasticamente o risco de ocorrências mal-intencionadas.

Qualquer outro mecanismo de gestão de ameaças pode incorporar e tirar partido de uma base de dados espacial e trabalhando em conjunto com a firewall formam um sistema unificado de gestão de ameaças sofisticado.
Desejamos muitos dados geográficos com precisão e exatidão para todos e cá estaremos para os explorar e deles tirar máximo partido nos próximos anos.

Para todos os nossos leitores votos de boa passagem e feliz ano novo de 2022 cheio de projetos e de novas oportunidades!

 

 

Artigos relacionados:

 

  

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações