28-12-2021
Padrões de Desenho - Grupo Padrões de Criação
Os Padrões de Desenho é um tema que já foi abordado num dos nossos anteriores artigos (ver link em baixo).
Tal como referido, os Padrões de Desenho geralmente dividem-se em três grupos / categorizações quanto à sua intenção e propósito:
- Padrões de Criação;
- Padrões de Estrutura; e
- Padrões de Comportamento
Vamos então aprofundar o tema e enumerar os padrões existentes dentro do primeiro grupo - Padrões de Criação. Por serem termos algo técnicos, optámos por manter as designações em inglês.
O grupo Padrões de Criação inclui:
- Abstract Factory que permite produzir famílias de objetos relacionados sem especificar suas classes concretas;
- Builder para construir objetos complexos passo a passo;
- Factory Method fornece uma interface para criar objetos numa superclasse, mas permite que as subclasses alterem o tipo de objetos que serão criados;
- Prototype permite copiar objetos existentes sem tornar seu código dependente de suas classes;
- Singleton utilizado para garantir que uma classe tenha apenas uma instância, ao mesmo tempo que fornece um ponto de acesso global a essa instância.
Os Padrões de Criação fornecem mecanismos de criação de objetos que aumentam a flexibilidade e a reutilização do código existente.
Para quem está relacionado com a vertente de programação perguntamos: Já recorreu a algum destes padrões de desenho?
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