VINAGRE CEBOLAS
Home > Artigos > O que são os fusos horários? Qual a importância do Meridiano de Greenwich?

21-12-2021

O que são os fusos horários? Qual a importância do Meridiano de Greenwich?

O que são os fusos horários - Fusos - Horas - Meridiano - Greenwich - GMT - UTC


Os fusos horários correspondem à padronização dos horários nos diferentes locais da Terra. Os fusos são medidos de acordo com a posição geográfica longitudinal e são divididos por linhas imaginárias chamadas meridianos. O fuso horário é determinado pelo meridiano de Greenwich e no total existem 24 fusos horários.


Os diferentes horários definidos são determinados em função da incidência solar em cada localização geográfica. Convencionou-se dividir o planeta em 24 fusos horários. Essa divisão em 24 faixas verticais que vão de um polo a outro do planeta está alicerçada nos chamados meridianos e foi proposta pela primeira vez pelo engenheiro Sandford Fleming, em 1878. Em 1884 o sistema internacional de fusos foi oficializado na Conferência Internacional do Primeiro Meridiano, realizada em Washington.

A metodologia utilizada para divisão da Terra partiu do princípio de que são 24 horas (23 horas, 56 minutos e 4 segundos) para que a Terra realize o movimento de rotação sobre o seu próprio eixo, realizando um movimento de 360°. Assim sendo, em cada hora a Terra desloca-se 15°, ou seja, 360º da circunferência da Terra a dividir por 24 horas.

Convencionou-se utilizar como referência o Meridiano de Greenwich, também chamado de Meridiano Principal, que passa pelo distrito de Greenwich na cidade de Londres, Inglaterra, cujo centro é 0°. Este meridiano, também denominado Inicial, atravessa a Grã-Bretanha, além de cortar o extremo oeste da Europa e da África. A hora determinada pelo fuso de Greenwich recebe o nome de GMT. A partir deste, são estabelecidos os outros limites de fusos horários.

 

Fusos - Horas - Meridiano - Greenwich - GMT - UTC - Royal - Observatory

 

O Meridiano de Greenwich é o meridiano número zero e para ambos os lados desse meridiano existem outros 12, totalizando 24. Os meridianos que estão à leste são classificados de +1 a +12 e os que estão a oeste, são classificados de -1 a -12.

Esse sistema era denominado de GMT (Greenwich Mean Time), mas foi alterado para Tempo Universal Coordenado (UTC). Cada meridiano é classificado pela sigla UTC e pelo número do meridiano, por exemplo, UTC + 6 ou UTC - 8. Para leste de Greenwich as horas são adiantadas uma hora e para o lado oeste as horas são atrasadas uma hora.

 

Fusos - Horas - Meridiano - Greenwich - GMT - UTC

 

... mas clique no link em baixo e vejam no seguinte vídeo a dor de cabeça que os programadores têm para acautelar todas as exceções existentes no mundo!

 

Artigos Relacionados:

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART
25-12-2021
Boas Festas

Contacte-nos 214 213 262

Informações