VINAGRE CEBOLAS
Home > Artigos > OGC API EDR - Environmental Data Retrieval

20-12-2021

OGC API EDR - Environmental Data Retrieval

OGC - API - EDR - Environmental - Data - Retrieval


O OGC API Standard tem vindo a ser desenvolvido em blocos com base no OpenAPI para poderem ser reutilizados em diferentes formatos de dados geográficos. Vários têm vindo a ser desenvolvidos, mas até à data deste artigo, 3 standards estão aprovados - Features, Processes e EDR.


O OGC API EDR (Environmental Data Retrieval) serve para facilitar o acesso aos dados ambientais, tais como um modelo de análise climática, um modelo digital de elevação, informação do clima de uma estação em específico, modelos de previsão meteorológica, informação sobre sensores hidrológicos, etc. Isto é possível, através do foco em duas componentes fundamentais, o descobrimento e as consultas (queries):

• A “Fase de Descobrimento” permite aceder à informação do recurso em si, ou seja, os seus metadados. Permitindo fazer perguntas muito simples, “queries lightweight".
• A “Fase de Consulta” tem o objetivo de privilegiar uma resposta mais direta e simples ao utilizador final em detrimento de esconder a complexidade da estrutura de dados.
•
Os pedidos são feitos independentemente de se conhecer o tipo de dados final, quer eles sejam vetorial, raster, ou outro. A forma de fazer os pedidos no OGC API EDR é fornecendo um ponto, uma área, uma trajetória ou um corredor. Através destas geometrias a resposta será, por exemplo, uma previsão meteorológica naquele exato ponto.

Este standard foi recentemente aprovado, dia 28 de Abril de 2021, e publicado formalmente em Setembro de 2021, o que significa que toda a sua potencialidade ainda está por explorar e descobrir e certamente irá beneficiar de um uso mais generalizado.


Artigos Relacionados:

 

👉 Follow @niuGIS


RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART
25-12-2021
Boas Festas

Contacte-nos 214 213 262

Informações