Home > Artigos > Consolidação Intermunicipal e Publicação de Dados Cadastrais Multifinalitários

16-12-2021

Consolidação Intermunicipal e Publicação de Dados Cadastrais Multifinalitários

Consolidação - Intermunicipal - Publicação - Dados - Cadastrais - Multifinalitários


Talvez todos nós já tenhamos bem presente a importância da Diretiva INSPIRE, nomeadamente os seus benefícios para a partilha de dados espaciais.


Mas uma forma alternativa de abordar esta temática é pensarmos, «e se em vez de se fazer um grande esforço para se adaptarem os sistemas de informação geográfica legados, porque não se constrói, logo de raiz, uma infraestrutura que assenta nas pedras basilares do INSPIRE?»

Este é um desafio que visa proporcionar uma visão conjunta, ao nível intermunicipal, dos dados criados nos vários municípios. Pretende-se assim evitar os eternos problemas de harmonização de dados provenientes de fontes heterogéneas.

Não obstante, é importante garantir-se a escalabilidade temática da plataforma. Quando surgem outras finalidades para o sistema de cadastro, este deve poder responder sem complexas alterações ao modelo de dados que está na sua origem. Por essa razão, uma solução deste género poderá ser verdadeiramente considerada multifinalitária, no sentido em que apenas se têm que identificar os novos atributos, especializados, herdando as características genéricas do que já existe.

 

Cadastro Intermunicipal

INTERMUNICIPAL não precisa de explicações… O contexto que nos inspira é o de uma Comunidade Intermunicipal. Porém, não precisamos nos limitar a esse cenário. Qualquer contexto em que existam várias instituições encarregues da produção de dados geográficos, fazendo esses dados sentido quando vistos como um único dataset (e não como vários datasets desagregados), é um contexto propício para a adoção deste modelo.

 

Artigos Relacionados:

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações