14-12-2021
4 Opções para fazer um upgrade ao Postgres
Para poder utilizar novas funcionalidades ou continuar a trabalhar numa versão suportada pode ser necessário fazer um upgrade ao Postgres e existem vários métodos para o fazer.
Opção A: pg_dump & pg_restore
Opção mais utilizada/testada e a nova BD fica livre do espaço que foi utilizado e está disponível para reutilização (bloat) no entanto requer que as aplicações fiquem desligadas durante o upgrade e pode demorar horas caso a BD seja grande.
Opção B: pg_upgade
Esta opção com link mode (--link) é mais rápida e o tempo não varia devido ao tamanho da BD mas sim consoante o numero de objetos que a BD contem. As aplicações continuam a ter de estar desligadas durante o processo, as estatísticas e a cache são perdidas e o bloat é mantido.
Opção C: Logical Replication
Com esta opção o tempo em que as aplicações tem de estar desligadas é muito pouco, perto de zero. Só está disponível para versões 10 ou superiores e tem a questão de as sequências e objetos muito grandes não serem replicados.
Opção D: pglogical
Também permite ter as aplicações desligadas por um tempo muito reduzido e está disponível em versões superiores à 9.4, no entanto não replica tabelas sem chave primária e nem os grandes objetos.
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS