VINAGRE CEBOLAS
Home > Artigos > Serviços que facilitam o acesso e uso de Dados Abertos de Observação da Terra

07-12-2021

Serviços que facilitam o acesso e uso de Dados Abertos de Observação da Terra

Serviços - Facilitar - Acesso - Uso - Dados - Abertos - Observação - Terra


As missões Sentinel-1 (radar) e Sentinel-2 (ótica) da Agência Espacial Europeia disponibilizam de forma aberta e gratuita grandes quantidades de dados de satélite. É reconhecido que estas fontes de dados são essenciais para a entrega de melhores serviços e, em última análise, melhores resultados ambientais.


No entanto, existem problemas que precisam de ser resolvidos. A quantidade de dados de satélite é gigantesca, complexa e difícil de usar e os utilizadores precisam de:

  • saber onde podem encontrar os dados;
  • encontrar formas de aceder aos dados por meio de downloads ou serviços da web e encontrar soluções de armazenamento para os dados;
  • entender como pré-processar os dados, por exemplo, para corrigir a distorção causada pela atmosfera e superfície terrestre;
  • transformar os dados em formatos que possam ser utilizados nas suas ferramentas de análise e SIG.

Tudo isso leva uma quantidade considerável de tempo, competências especializadas e um poder de processamento significativo de computador. Estes problemas frequentemente impedem que os especialistas usem os dados e, quando os usam, diferentes métodos de processamento levam à inconsistência.

Para dar resposta a estes problemas, na Europa existem Serviços de Dados Abertos de Observação da Terra construídos para tornar tudo isto mais simples e rápido. Os serviços têm habitualmente os seguintes 4 componentes principais:

  1. Um feed de dados quase em tempo real fornecido pelo Copernicus por meio de serviços API;
  2. Mecanismos de processamento de dados de Observação da Terra que extraem, transformam e carregam os dados tornando-os prontos para utilizar;
  3. Um armazenamento de dados contendo dados e metadados prontos para utilizar, incluindo arquivos que vão de 6 a 18 meses;
  4. Um site que permite aos utilizadores filtrar o extenso catálogo de dados, criar produtos como mosaicos e séries temporais e gerar links de serviços da web para consumir estes produtos em SIG. Os utilizadores também podem fazer o download de conjuntos de dados inteiros ou retê-los na sua área de interesse para economizar espaço de armazenamento e tempo de download. Uma API fornece uma maneira eficiente para os utilizadores acederem dados programaticamente.

Novos dados de satélite estão a ser disponibilizados aos utilizadores, em formato pronto para uso, em até 24 horas após serem capturados pelos satélites Sentinel.

 

Artigos relacionados:

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações