VINAGRE CEBOLAS
Home > Artigos > O Portal GEOSS da European Space Agency

06-12-2021

O Portal GEOSS da European Space Agency

Portal - GEOSS - European - Space - Agency - ESA


O Portal GEOSS (www.geoportal.org) é uma interface online baseado em mapa que permite aos utilizadores descobrir e aceder a dados e recursos de observação da Terra de diferentes fornecedores de todo o mundo.


O portal é implementado e operado pela European Space Agency (ESA), em português Agência Espacial Europeia, e fornece num único ponto da Internet o acesso à descoberta de quantidades cada vez maiores de coleções heterogéneas de observações da Terra de satélites, aviões, drones e sensores in-situ em escalas global, regional e local através do Sistema Global de Sistemas de Observação da Terra (GEOSS).

O GEOSS é um ecossistema social e de software que conecta uma grande variedade de sistemas de observação, sistemas de dados e serviços de processamento para fortalecer a monitorização do estado da Terra. Facilita a acessibilidade e interoperabilidade de dados e informações para apoiar a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Redução do Risco de Desastres.

A plataforma GEOSS é a base em torno da qual o ecossistema de software GEOSS é implementado. A plataforma GEOSS é o “software cola” que permite a conexão e coordenação dos diversos sistemas e serviços autónomos e multiorganizacionais que contribuem para o GEOSS.

A imagem fornece uma visão geral da Plataforma GEOSS e seus principais componentes:

  • O GEO Discovery and Access Broker (GEO DAB) é o principal mecanismo pelo qual todos os dados e informações são descobertas e acedidas. O GEO DAB implementa os serviços de mediação e harmonização necessários por meio de APIs. Estas APIs permitem que os fornecedores de dados partilhem recursos sem ter que fazer grandes mudanças na sua tecnologia ou padrões.
  • O serviço Páginas Amarelas do GEOSS implementa o processo de registro simplificado para novos fornecedores de dados.
  • O GEOSS Service Status Checker é o componente que visa melhorar a experiência do utilizador, fornecendo informações sobre a Fiabilidade dos Serviços. O Status Checker é um mecanismo automático para monitorizar, diagnosticar e alertar fornecedores de dados e utilizadores sobre o estado de saúde dos serviços da web fornecidos pela plataforma GEOSS.

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações