VINAGRE CEBOLAS
Home > Artigos > A importância dos SIG em áreas e questões relacionadas com as alterações climáticas

30-11-2021

A importância dos SIG em áreas e questões relacionadas com as alterações climáticas

Importância - SIG - Alterações Climáticas


Na sequência da COP26 e dos artigos então publicados, vejamos a importância dos SIG e alguns exemplos de aplicações práticas em áreas e questões relacionadas com as alterações climáticas:


Glaciares

Imagens multitemporais de satélite do sistema Indian Remote Sensing (IRS), confirmadas no terreno por observações GPS, foram utilizadas como provas do recuo do glaciar Parbati (Himalaias) e, posteriormente, com recurso a avançadas ferramentas de SIG, utilizadas para modelar futuras alterações no que diz respeito ao degelo.

 

Zonas Costeiras

A utilização dos SIG tem sido crucial para avaliar a vulnerabilidade às alterações climáticas nestas zonas, criando-se mapas com escalas de vulnerabilidade ao longo das linhas de costa e desenvolvendo-se sistemas de apoio às decisões baseadas em SIG.

 

Florestas

As ferramentas SIG têm sido largamente utilizadas em todas estas questões relacionadas com a floresta, quer no que respeita à modelação e monitorização de incêndios, quer no estudo da vegetação e análise da sua capacidade de regeneração, através do cruzamento de dados climáticos. As ferramentas SIG também estão a ser utilizadas no processo de seleção das melhores áreas para a implementação de projetos de florestação.

 

Agricultura

A definição das zonas e métodos agrícolas mais vulneráveis, a simulação de diferentes tipos de cultura com cruzamento de dados da distribuição de precipitação, temperatura e diferentes cenários relativos ao estudo das alterações climáticas têm sido implementados com o auxílio dos SIG.

 

Modelos climáticos

As tecnologias SIG estão também a ser utilizadas nesta vertente, por uma grande variedade de profissionais e organizações a nível global, destaque para:

  • USDA - US Department of Agriculture, para a monitorização dos efeitos das secas sobre as culturas;
  • NOAA - National Oceanic Atmospheric Administration, para a monitorização de tempestades;
  • USGS - US Geological Survey (USGS), para a recolha e análise de dados sobre fenómenos vulcanológicos, sismos e tsunamis.

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações