VINAGRE CEBOLAS
Home > Artigos > Objetivos da Geodesia e Relação entre Geoide e Elipsoide

25-11-2021

Objetivos da Geodesia e Relação entre Geoide e Elipsoide

Objetivos - Geodesia - Rede - Nacional - Europeia - Global


A Geodesia tem como objetivos:


  • Estabelecer e manter redes de controlo tridimensionais nacionais e global (ver imagem), tendo em consideração os movimentos das placas tectónicas;
  • Medição e representação de fenómenos geofísicos tais como marés terrestres, movimentos dos polos e da crosta terrestre... (ver imagem)
  • Determinação do campo gravitacional e suas variações temporais, obtendo dados que determinam a figura do geoide (ver imagem)

 

Objetivos - Geodesia - Movimento - PoloObjetivos - Geodesia - Geoide



Relação entre Geoide e Elipsoide:

A distância entre o elipsoide e o geoide num determinado local é chamada de Ondulação do Geoide naquele ponto (ver imagem).

 

Relação - Geoide - Elipsoide - Ondulação - Geoide

 

Dependendo de onde medimos essa distância, ela é positiva ou negativa, dependendo se o elipsoide está abaixo ou acima do geoide, respetivamente. Além disso, o valor varia espacialmente (ver imagem).

A equação da ondulação do geoide é N=n-H, sendo:

  • N - ondulação do geoide
  • h - altura ou dimensão elipsoidal
  • H - altura acima da dimensão geoide ou ortométrica

 

O sistema de medição GPS dá-nos as coordenadas referenciadas ao WGS84, portanto, a cota que mede é uma cota elipsoidal. Porém, as alturas que se medem ao fazer um nivelamento geométrico são alturas ortométricas, sendo estas últimas as que aparecem em toda a cartografia oficial. Assim, quando uma medição for feita com GPS, as alturas medidas deverão ser transformadas em ortométricas, adicionando ou subtraindo a ondulação do geoide, dependendo de onde estivermos.


Relação - Geoide - Elipsoide - Ondulação - Geoide - Península - Ibérica

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações