Home > Artigos > Missão DART

24-11-2021

Missão DART

Missão - DART - Satélite


Com recurso a um foguete Falcon 9 da Space X, a NASA lança hoje para o espaço uma nave (DART - Double Asteroid Redirection Test). Trata-se de uma missão espacial pioneira da NASA com o objetivo de testar um método de defesa planetária contra objetos próximos à Terra.


A missão da NASA na sua essência consiste em lançar uma nave espacial para atingir um asteróide e perceber se a colisão pode alterar a trajetória do corpo rochoso. Por outras palavras, a nave DART tem como missão colidir contra um asteróide para provar que é possível, se algum dia for necessário, desviar um asteróide da sua rota original e, dessa forma, tentar desviá-lo de uma hipotética órbita de colisão com a Terra.

 

Missão - DART - Satélite - Orbita

 

A ideia é testar se essa medida funciona na prática e se resultar, a agência espacial pode contar com uma arma eficaz no dia em que algum asteróide se dirigir à Terra. É o primeiro teste de defesa planetária da Terra.

A missão DART seguirá rumo a um sistema binário de asteróides que orbitam em torno do Sol e tem o intuito de chocar contra o mais pequeno (asteróide Dimorphos) a uma velocidade de quase 24 mil quilómetros por hora.

Se tudo correr dentro do programado, a colisão deverá ocorrer entre Setembro e Outubro de 2022.

Segundo a NASA, neste momento não existe uma ameaça para o planeta. São meros testes que visam salvaguardar a humanidade para a eventualidade de ser necessário impedir que, no futuro, um asteróide atinja Terra.

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações