VINAGRE CEBOLAS
Home > Artigos > Razões e benefícios de disponibilizar Dados Abertos

24-11-2021

Razões e benefícios de disponibilizar Dados Abertos

Razões - Benefícios - Disponibilizar - Fornecer - Dados - Abertos - Interoperabilidade


Vejamos então quais são as 5 razões:


Económicas

Talvez a razão mais importante seja o amplo benefício e crescimento económico, tanto público quanto privado. Os dados públicos fornecidos abertamente têm-se revelado potenciadores de força económica, criando mais valor e proporcionando retornos muito maiores sobre o investimento público do que as abordagens restritivas e proprietárias. Os efeitos generativos de disponibilizar os dados de forma aberta em redes digitais são fundamentais a este respeito.

Social

O bem-estar social é melhorado tanto para os indivíduos quanto para a sociedade em geral. Os dados abertos atendem às expectativas da sociedade quanto à gestão adequada dos recursos digitais públicos, fornecem diversos benefícios de credibilidade e incorporam princípios éticos no acesso e uso de dados públicos.

Investigação e Inovação

As oportunidades de investigação pública e inovação privada incrementam com a adoção de políticas de abertura de dados. Agir desta forma reduz substancialmente as barreiras improdutivas associadas à investigação interdisciplinar, interinstitucional e internacional. Este posicionamento permite a mineração de dados para descoberta automatizada de conhecimento num mar crescente de big data. Os dados abertos são essenciais para a verificação dos resultados das investigações e para a criação de maiores níveis de confiança nos mesmos. Não só evitam ineficiências, como a duplicação desnecessária de investigação e a identificação de resultados erróneos, como também promovem mais Investigação e novos tipos de Investigação. Os dados abertos permitem a legal interoperabilidade de dados quando múltiplas fontes são combinadas para criar novos conhecimentos. Abordagens de “crowdsourcing” de cientistas e cidadãos são mais fáceis de implementar. Além disso, os dados abertos públicos a montante são entradas e estimulam investigações e aplicações comerciais a jusante que beneficiam as economias da sociedade em geral.

Educação

Estreitamente relacionado com as oportunidades de investigação pública é natural que a educação das novas gerações seja significativamente facilitada. Os dados abertos promovem a formação de novos alunos e do público, seja na escola, no ensino superior, ou cada vez mais em casa. Os dados ao serem disponibilizados de forma aberta também incentivam estudos importantes sobre métodos de recolha e gestão de dados.

Governança

Finalmente, existem vantagens chave para uma governança aprimorada. Os dados públicos disponibilizados abertamente apoiam a tomada de decisões mais assertivas e a transparência no governo e na sociedade. Agir desta forma (disponibilizar dados de forma aberta) demonstra liderança no país e no exterior, aumentando assim a influência e a legitimidade. Não menos importante, os dados públicos abertos geralmente criam liberdade na sociedade e confiança nas múltiplas funções exercidas pelo governo.

 

 A disponibilização e partilha de Dados Abertos


👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações