Home > Artigos > A disponibilização e partilha de Dados Abertos

23-11-2021

A disponibilização e partilha de Dados Abertos

Disponibilizar - Fornecer - Partilha - Dados - Abertos - Interoperabilidade


O surgimento de redes digitais, infraestruturas e tecnologias eletrónicas e o uso de big data induziram à reivindicação da sociedade pela disponibilização de informação pública em formatos abertos. Existem várias tendências importantes que tornaram inevitável o uso sem restrições de dados públicos abertos.


No horizonte a humanidade depara-se com desafios maciços e urgentes de interesse público global relacionados com as alterações climáticas, degradação ambiental, gestão de recursos comuns, segurança alimentar e questões de saúde.

Cada vez mais cientes da dimensão destes problemas, os governos defendem uma maior transparência, colaboração e participação nas relações entre governos e cidadão. Para benefício da humanidade é impreterível a necessidade de trabalhar em conjunto. No futuro as decisões e ações terão que ser divulgadas de forma mais coordenada, compreensiva e sustentada em observações e informações ao nível planetário.

 

Benefícios de disponibilizar Dados Abertos

Na verdade, existem várias oportunidades e benefícios que derivam do fornecimento de dados abertos para uso sem restrições em todo o mundo. As principais razões estão aqui resumidas:

  • Económicas;
  • Social;
  • Investigação e Inovação;
  • Educação;
  • Governança.

 

Amanhã falaremos em mais detalhe sobre cada uma destas razões.

 

Artigos relacionados:

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações