Home > Artigos > OGC API no OpenLayers

19-11-2021

OGC API no OpenLayers

Openlayers - OGC API - Map tile


O OGC API é um conjunto de standards definidos pela organização Open Geospatial Consortium (OGC) desenvolvidos para facilitar o acesso a dados geoespaciais pela Web. Estes serviços são essencialmente a evolução dos Web Service standard (WMS, WFS, etc.) de disponibilização de dados geográficos para produção de mapas, mas adaptados à nova era de desenvolvimento web e centralizados numa API (Application Programming Interface) completa.


Sendo ainda uma especificação recente, muitos softwares ainda estão em fase de adaptação para suportar os standards desta nova API. No entanto, a biblioteca usada pelo niuGIS, o Openlayers, já dispõe de alguns métodos para aceder a dados disponibilizados pela OGC API, entre os quais: 

  • Map Tiles (dados raster em mosaicos);
  • Vector tiles (dados vetoriais em mosaicos).

 

Map Tile:

Na figura em cima vemos uma camada com uma imagem raster, através de um serviço disponibilizado no formato da OGC API. Em termos de camada do Openlayers, dada a usa arquitetura, para obtermos este resultado, basta usar uma camada “Tile” comum (ol.layer.Tile) e modificar a fonte (source) de dados para OGCMapTile, e usar o URL do serviço correspondente. O resultado é, neste exemplo, uma imagem de satélite completamente elaborada com tiles da OGC API

 

Openlayers - OGC API - Vector tile

 

Vector Tile:

Nesta figura vemos o resultado visual da renderização de dados vetoriais obtidos novamente de uma fonte OGC API. No Openlayers voltamos a usar o tipo de camada comum VectorTile, e especificamos uma fonte (source) e formato (format) diferente. Neste caso em particular a fonte é uma OGCVectorTile, usando o URL que especifica quais os dados que pretendemos obter, entre as quais qual a camada, e o formato dos dados, que neste caso é MVT (Mapbox Vector Tiles). De notar que toda a simbologia (características visuais das linhas/polígonos) é também disponibilizada pelo serviço.

 

Conclusão:

Como podemos verificar, nas versões mais recentes do Openlayers, apenas com umas pequenas alterações conseguimos facilmente desenhar num mapa fontes de dados da nova OGC API. Num futuro breve, irão estar disponíveis todas as restantes possibilidades e formatos que o standard OGC API oferece.

 

Artigos Relacionados:

 

 

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações