VINAGRE CEBOLAS
Home > Artigos > Pacto Ecológico Europeu - Green Deal

09-11-2021

Pacto Ecológico Europeu - Green Deal

Pacto - Ecológico - Europeu - Acordo - Verde - Green - Deal


Nos dias que correm o “verde” e a “sustentabilidade” são uma constante no vocabulário de políticos, empresas e organizações. Mas ao certo, o que está a ser feito ao nível europeu para mitigar as alterações climáticas?


O Acordo Verde Europeu ou Pacto Ecológico Europeu, mais conhecido por Green Deal, tem como objetivo eliminar as emissões de gases com efeito de estufa até 2050; garantir que o crescimento económico seja dissociado da utilização de recursos; e salvaguardar que ninguém, nem nenhuma região, seja deixada para trás neste processo.

Em 2020 a comissão propôs a “Lei Europeia do Clima” que não só transcreve a meta estabelecida no Acordo Verde Europeu para nos tornarmos neutros em termos de clima até 2050, mas também estabelece a meta intermedia de redução das emissões líquidas de gases de efeito estufa em pelo menos 55% até 2030, em comparação com os níveis de 1990.

A neutralidade climática até 2050 significa alcançar emissões líquidas zero de gases com efeito de estufa para os países da UE como um todo, principalmente reduzindo as emissões, investindo em tecnologias verdes e protegendo o ambiente natural. A lei visa garantir que todas as políticas da UE contribuam para este objetivo e que todos os setores da economia e da sociedade desempenham o seu papel. Em abril de 2021, o parlamento europeu e os estados-membros chegaram a acordo sobre a lei, anteriormente proposta, o que permitiu que em Junho de 2021 a lei entrasse em vigor.

Para concretizar o pacto é necessário transformar a nossa economia e as nossas sociedades, e segundo a comissão, este processo é também uma oportunidade de criar novas oportunidades para inovação, investimento e emprego. É necessário haver transportes sustentáveis para todos, com objetivos na redução de emissões para veículos ligeiros, mas também com medidas para os setores da aviação e marítimo.

 

Pacto - Ecológico - Europeu - Acordo - Verde - Green - Deal

 

O pacto procura ainda que a Europa possa liderar a 3ª revolução industrial: com a projeção de criar 160.000 “empregos verdes”; despoluir o nosso sistema energético; com 40% como meta das energias renováveis para 2030; renovação de edifícios adequando-os a estilos de vida mais ecológicos; com um fundo de 72.200 milhões de euros durante sete anos para atingir este objetivo.

Existe ainda o objetivo de restaurar a biodiversidade, com recuperação de florestas, solos, zonas húmidas na Europa. E, finalmente, o Pacto Ecológico Europeu, também procura ter um impacto global, nomeadamente através do investimento em tecnologias de energias renováveis que tenham impacto no mundo.

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações