05-11-2021
Alterações Climáticas - Importância dos SIG e sucinta resenha histórica
No artigo de ontem alusivo à COP26, fizemos referência à importância dos SIG não só como instrumento de apoio à compreensão geográfica do mundo, mas também como instrumento de apoio à tomada de decisões relacionadas com a procura de soluções para os inúmeros problemas relacionados com à atividade humana e em especial com as alterações climáticas.
A questão das alterações climáticas é um dos principais desafios ambientais e sociais da atualidade, por muitos considerado o tema que irá moldar o século XXI, pois as mudanças no clima são agora encaradas como forças transformadoras do futuro.
Face ao exposto e atendendo ao incremento de importância do papel dos Sistemas de Informação Geográfica no mundo, vejamos uma breve definição do que é um SIG e uma sucinta resenha histórica da sua evolução.
O que é um SIG?
Num parágrafo um Sistema de Informação Geográfica (SIG ou GIS - Geographic Information System, do acrónimo/acrônimo inglês) é uma ferramenta tecnológica de apoio à tomada de decisão, que organiza dados geográficos de forma a que um utilizador possa selecionar a informação necessária para a realização de uma tarefa ou objetivo específico com a maior eficácia possível.
Por outras palavras, é um sistema de hardware, software, informação espacial, procedimentos computacionais e recursos humanos que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenómenos que nele ocorrem.
Sucinta resenha histórica da evolução dos SIG
O grande advento do que hoje se designa por SIG ocorre na década de 60 do século XX, face ao desenvolvimento dos computadores e de software específico. Roger Tomlinson surge, nesta altura, como figura incontornável na história destes sistemas, sendo mesmo comummente considerado o pai dos SIG.
O mote para a concretização do primeiro SIG foi dado em 1962, no artigo intitulado Computer Mapping: An Introduction to the Use of Electronic Computers in the Storage, Compilation and Assessment of Natural and Economic Data for the Evaluation of Marginal Lands. Aqui nascia a base dos modernos SIG.
Os finais do século XX e inícios do século XXI são marcados pela explosão da era da informação, com a massificação da internet e do uso do computador, num contexto onde a utilização de ferramentas SIG faz agora parte do quotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo, sobretudo após o lançamento das famosas aplicações Google Maps e Google Earth, em 2005.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS