Home > Artigos > COP26 Alterações Climáticas - Os SIG como ferramenta de análise de múltiplas fontes de dados

04-11-2021

COP26 Alterações Climáticas - Os SIG como ferramenta de análise de múltiplas fontes de dados

COP26 - Alterações Climáticas - SIG - ferramenta - análise - big data


Os líderes mundiais estão reunidos em Glasgow na COP26 - Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (31 Out - 12 Nov ‘21) para negociações históricas - a última grande oportunidade de retomar o controlo do clima. A questão das alterações climáticas é um dos principais desafios ambientais e sociais da atualidade, por muitos considerado o tema que irá moldar o século XXI, pois as mudanças no clima são agora encaradas como forças transformadoras do futuro.


As alterações climáticas fazem, sem dúvida, parte da história do planeta, mas nunca se verificou uma alteração tão rápida na composição da atmosfera como agora. Dilúvios, inundações, furacões cada vez mais fortes, incêndios devastadores, estão quase diariamente nas capas dos jornais.

A ação do Homem sobre o planeta está a destrui-lo, a provocar alterações no clima, nas espécies, nos recursos naturais. A última década foi a mais quente alguma vez registada, os recordes de temperaturas são batidos quase todos os anos e quase todos os meses, em quase todos os cantos do planeta... e a tendência é para piorar. Efetivamente, o Homem tem vindo a aumentar a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera a um ritmo exponencial.

 

COP26 - Alterações Climáticas - SIG - ferramenta - análise - big data

 

No seu último relatório, o Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC) alcançou o mais forte consenso alguma vez obtido entre o painel, referindo que o aquecimento global está perto de uma espiral fora de controlo.

Assim, a questão reside no ritmo a que a mudança está a acontecer, no ritmo a que alteramos a composição da atmosfera, tudo isto num intervalo temporal extremamente reduzido, ou instantâneo, quando comparado com a ordem de grandeza temporal que, no passado, o planeta e os seres vivos tiveram para se adaptarem.

Falar em alterações climáticas é, também, falar em segurança alimentar, economia, pobreza, energia, recursos naturais, tecnologia, saúde, entre outros.

 

COP26 - Alterações Climáticas - SIG - ferramenta - análise - big data

 

Consequentemente pode-se dizer que qualquer análise realista e efetiva ao problema das alterações climáticas exige um cruzamento de elementos distintos e variados e a necessidade de gerir dados recolhidos por uma infinidade de fontes. Esta necessidade de avaliar dados históricos e criar cenários futuros faz com que os SIG surjam como uma poderosa ferramenta para a fusão e tratamento de toda esta informação num único sistema, contribuindo, desta forma, para a resolução da questão.

Os SIG podem, assim, auxiliar na longa caminhada rumo à compreensão do mundo e aplicar o conhecimento geográfico à procura de soluções para inúmeros problemas inerentes à atividade humana e em especial nas múltiplas situações relacionadas com as alterações climáticas.

 

Artigos Relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações