Home > Artigos > Cartografia e as três revoluções tecnológicas

03-11-2021

Cartografia e as três revoluções tecnológicas

Cartografia - 3 - Revoluções - Tecnológicas - Digital - Multimédia - Comunicação


No último século temos assistido a uma evolução acentuada da utilização da informação geográfica e da cartografia em resultado de três revoluções tecnológicas:


  • Digital;
  • Multimédia;
  • Comunicação.

 

Digital

A primeira grande transformação da Cartografia, no início da segunda metade do século XX, está associada à revolução digital, quer dizer à passagem do modo analógico ao modo digital, induzida pela aparecimento dos computadores e da informática.

Esta primeira grande revolução forneceu um poder de cálculo muito importante, permitindo não só realizar mapas com a ajuda de computadores, ganho de rapidez de execução e precisão de traço, mas também de modelação dos dados temáticos para obter mapas deformados, exprimindo funcionalidades como a acessibilidade ou outras.

 

Multimédia

Esta segunda revolução não só tocou profundamente a Cartografia ao oferecer novas ferramentas, mas também permitiu uma maior proximidade / envolvência da disciplina no atual contexto cultural e social. A multimédia democratizou a disponibilização ao público de imagens, no largo senso do termo, animadas, sonoras... Aquilo que as torna mais atrativas e intuitivas, permitindo uma melhor compreensão dos fenómenos tratados nesta disciplina. A chegada dos telemóveis teve também nesta matéria um grande contributo / impacto.

As animações temporais e processuais colocaram em evidência as mudanças no tempo e facilitaram as simulações. Estas últimas apoiam-se numa modelação da informação geográfica com a ajuda, por exemplo, de dispositivos móveis ou de sensores autónomos, que permitem levar em conta eventuais auto-organizações espaciais tornando-se instrumentos muito importantes numa perspetiva de gestão aquando das tomadas de decisão.

A multimédia pode inserir outro sentido além da visão: a audição. Como há uma relação direta entre o que vemos e o que ouvimos / entendemos, a utilização do som permite memorizar melhor o conteúdo de um mapa.

 

Cartografia - 3 - Revoluções - Tecnológicas - Digital - Multimédia - Comunicação

 

Comunicação

A comunicação via Internet “Cartografia Web” / Websig permite a difusão junto dos utilizadores de mapas com interatividade, à distância, capazes de serem utilizados imediatamente, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo com acesso a um browser. A Cartografia tornou-se assim onipresente e universal.

 

Artigos Relacionados:


👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações