VINAGRE CEBOLAS
Home > Artigos > Conceito de Geodesia - O que é Geodesia?

02-11-2021

Conceito de Geodesia - O que é Geodesia?

Conceito - Geodesia - O que é Geodesia - Geoide - Elipsoide


A Geodesia é a ciência que tem como objetivo o estudo e determinação da forma e dimensões da Terra, o seu campo de gravidade e as suas variações temporais.


Podemos dividir a Geodesia em dois grandes ramos:

  • A Geodesia Superior ou Geodesia Teórica, dividida entre a geodesia física e a matemática, trata de determinar e representar a figura da terra em termos globais.
  • A Geodesia Inferior, Prática ou Topografia: é a parte que estuda e representa porções menores da Terra onde a superfície pode ser considerada “plana”.

 

Conceito - Geodesia - O que é Geodesia - Geoide - Elipsoide

 

Se nos baseamos no estudo da terra, segundo um conceito matemático, a geodesia estuda tanto a forma como as dimensões da terra, porém, também se estudam, segundo a definição do conceito de geodesia, o campo de gravidade e as suas variações temporais. Estes dois últimos conceitos estão dentro do campo da física.

 

Conceito - Geodesia - O que é Geodesia - Geoide - Elipsoide

 

Em continuação com este último raciocínio, podemos dividir a geodesia em dois tipos:

  • Geodesia Física (campo de gravidade): onde se estuda o campo de gravidade da Terra por hipóteses de modelos de distribuição das massas dentro da Terra e medindo a gravidade na superfície.
  • Geodesia Matemática: estuda a figura da terra mediante a determinação de coordenadas de pontos situados sobre a superfície terrestre tendo por base um sistema de referência fixo e válido para toda a Terra.

 

Conceito - Geodesia - O que é Geodesia - Geoide - Elipsoide

 

O que é a Geodesia Física?

O que é Geodésia Matemática?


👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações