VINAGRE CEBOLAS
Home > Artigos > Aplicações do LiDAR - LiDAR na Arqueologia

22-10-2021

Aplicações do LiDAR - LiDAR na Arqueologia

Aplicação - LiDAR - Arqueologia - Mudar - Mundo


Aplicação LiDAR na Arqueologia - Aplicações que estão a mudar o nosso mundo


Relembrando LIDAR é uma técnica de deteção remota que consiste na medição das propriedades da luz refletida em objetos, podemos também dizer que, consegue medir distâncias através da luz. Com esta capacidade de medir distâncias, é possível criar modelos tridimensionais das superfícies em redor.

Os dados LiDAR em arqueologia podem ser utilizados para o mapeamento de novos sítios arqueológicos, mas também para uma melhor perceção e documentação de sítios já conhecidos.


Aplicação - LiDAR - Arqueologia - Mudar - Mundo

 

A primeira imagem é um exemplo de scan a laser que revelou a "megalópole" Maya por baixo da selva guatemalteca (2ª imagem). A tecnologia laser LiDAR remove digitalmente o dossel da floresta para revelar ruínas antigas que se encontram por baixo, mostrando que cidades Mayas como Tikal eram muito maiores que o percecionado nas pesquisas terrestres.

Em Portugal, um exemplo do potencial desta tecnologia LiDAR na Arqueologia está registado na freguesia de Âncora, concelho de Caminha e freguesia de Afife, concelho de Viana do Castelo, onde se verifica como temos uma visão diferenciada da Cividade de Âncora, um povoado fortificado bastante conhecido no âmbito da denominada “cultura castreja” do Noroeste Peninsular. Ao observarmos o local a partir de imagem de satélite, MDS ou MDT, há que o detalhe relativo à monumentalidade e complexidade da sua estrutura interna e a sua estrutura defensiva.

 

Aplicação - LiDAR - Arqueologia - Mudar - Mundo

 

Aplicação - LiDAR - Arqueologia - Mudar - Mundo

 

Aplicação - LiDAR - Arqueologia - Mudar - Mundo

 

As imagens apresentadas referem-se à Cividade de Âncora. Imagem de satélite de Agosto de 2017 (Google Earth); Imagem MDS obtido a partir dos dados LiDAR da CIM Alto Minho; e à direita MDT obtido a partir dos dados LiDAR da CIM Alto Minho.

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações