VINAGRE CEBOLAS
Home > Artigos > O que é Cartografia

20-10-2021

O que é Cartografia

O que é Cartografia


A Cartografia (do grego mapa + escrita) é ao mesmo tempo abordada tanto como uma ciência e como uma expressão de arte, uma vez que também permite a produção de imagens e construções culturais sobre os espaços por ela representados. Como ciência é responsável pela representação da realidade. A sua importância é inquestionável na medida em que nos ajuda a interpretar e compreender as dinâmicas espaciais do mundo.


A Cartografia tem como preocupação a produção, analise e interpretação das diversas formas de se representar a superfície. É entendida como sendo o conjunto de técnicas resultantes da observação direta ou indireta (através do uso de imagens ou aparelhos) para documentar, retratar e representar os espaços natural e geográfico para a produção de cartas, mapas, plantas, maquetes, croquis e outros documentos.


Além disso, existem proposições que não consideram a cartografia nem como arte e muito menos como ciência, mas sim como método académico-científico, uma vez que os mapas seriam apenas os meios ou instrumentos para a compreensão da realidade e não uma finalidade em si mesma.

A tradução da definição oficial estabelecida pela Associação Cartográfica Internacional e ratificada pela UNESCO é a seguinte: Cartografia é a atividade que se apresenta como o conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de observações diretas ou da análise de documentação, voltam-se para a elaboração de mapas, planos cartesianos, e outras formas de expressão ou representação de objetos, elementos, fenómenos e ambientes físicos e socioeconómicos, bem como a sua utilização.

 

O que é Cartografia

O mapa mais antigo é datado de 2.500 a.C. e foi elaborado na Babilónia sobre uma placa de argila para representar a localização do rio Eufrates. Ao longo do século XVI - período das Grandes Navegações - a produção de mapas conheceu um de seus maiores saltos qualitativos na sequência das expansões ultramarinas europeias.

No século XX, uma nova era estabeleceu-se na cartografia com o uso de fotografias aéreas para auxiliar a produção dos mapas, uma técnica denominada por aerofotogrametria. Atualmente, graças aos avanços tecnológicos, a produção de mapas conta com complexas técnicas de elaboração e representação, envolvendo computadores, satélites, geoprocessamento e muitos outros softwares / equipamentos.

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações