VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > GNSS Os Sistemas Globais de Navegação por Satélite existentes no mundo

15-10-2021

GNSS Os Sistemas Globais de Navegação por Satélite existentes no mundo

GNSS - Sistema - Global - Navegação - Satélite - mundo


Como vimos ontem, o Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) refere-se a uma constelação de satélites que fornecem sinais do espaço que transmitem dados de posicionamento e sincronização temporal para os recetores GNSS. Os recetores então usam esses dados para determinar a localização.


O NAVSTAR (Americano) habitualmente denominado GPS, é o GNSS predominante e mundialmente mais conhecido, mas existem outras nações que implementaram, ou estão a implementar, os seus próprios sistemas de navegação por satélite para fornecer capacidade PNT complementar e independente:
- O BeiDou, ou BDS, era anteriormente chamado de Compass e é um GNSS regional de propriedade operado pela República Popular da China. A China está a implementar o seu próprio sistema global de navegação por satélites que contará com 35 satélites: cinco geoestacionários e trinta em órbita média. Os chineses também participam do sistema de posicionamento global Galileo em parceria com a União Europeia.
- Galileo é um GNSS global de propriedade e operado pela União Europeia. Concebido desde o início como um projeto civil, em oposição ao GPS americano, ao GLONASS russo e ao Compass chinês que são de origem militar. Quando o sistema conta com 30 satélites distribuídos em três planos orbitais a 23.222 quilómetros de altitude.
- GLONASS (Globalnaya Navigazionnaya Sputnikovaya Sistema, ou Global Navigation Satellite System) é um GNSS global de propriedade e operado pela Federação Russa. O sistema totalmente operacional consiste em mais de 24 satélites.
- NavIC / IRNSS é um GNSS regional de propriedade e operado pelo Governo da Índia. IRNSS é um sistema autónomo projetado para cobrir a região indiana e 1.500 km ao redor do continente indiano. O sistema consiste em 7 satélites. Em 2016, a Índia renomeou o IRNSS como Constelação Indiana de Navegação (NavIC, que significa "marinheiro" ou "navegador").
- QZSS é um GNSS regional de propriedade do Governo do Japão e operado pela QZS System Service Inc. (QSS). O QZSS complementa o GPS para melhorar a cobertura no Leste Asiático e na Oceânia. O Japão tem uma constelação operacional de 4 satélites e planeia expandi-la para 7 satélites para capacidade autónoma em 2023.


👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações