VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > O Tableau de Bord como instrumento de Monitorização da Performance

12-10-2021

O Tableau de Bord como instrumento de Monitorização da Performance

Tableau de Bord - instrumento - Monitorização - Performance


A facilidade de análise e monitorização da realidade baseada em factos e números é cada vez mais essencial para o sucesso. Num mundo em constante mudança, para quem está associado a uma vertente de gestão, é essencial estar num constante estado de vigilância à forma como estão a decorrer as atividades e em que medida a estratégia em curso na empresa, no projeto, está a ser a mais adequada para atingir os objetivos definidos.


Assim sendo, vejamos um dos instrumentos mais apropriados para um eficaz acompanhamento da performance organizacional: o Tableau de Bord (TB). Hoje faremos destaque a este instrumento, mas para quem está interessado na temática importa também destacar o Balanced Scorecard.

O TB é um instrumento de monitorização e controlo de gestão com o objetivo de efetuar comparações entre um determinado valor e valores efetivamente realizados, sendo uma importante ferramenta de análise.

A grande virtude deste tipo de instrumento é que pela centralização num painel / sala de controlo das informações vitais (indicadores), permite a análise, controlo e avaliação da performance tendo em vista o alcançar as metas e objetivos definidos para o sucesso da empresa / projeto.

O TB ao centralizar a monitorização destes indicadores proporciona uma leitura integrada dos dados (não se fica pela leitura da “árvore” - proporciona uma visão ampla da “floresta”) e torna-se um instrumento prático e rápido, uma mais-valia para a tomada de decisões assertivas.

Na Novageo desenvolvemos o niuGIS® Metrics que complementa esta visualização ao disponibilizar cartogramas que facilitam a apresentação de informação geograficamente distribuída. A solução proporciona uma eficaz visualização da distribuição espacial de vários indicadores sob a forma de mapas, tendo por base divisões geográficas do território.

Os valores dos indicadores em estudo percebem-se muito melhor quando são vistos em conjunto, usando escalas de intensidades de cores para se distinguirem os intervalos de valores de cada zona, tendo a componente geográfica um impacto enorme na apresentação.

A recolha sistemática da distribuição espacial de indicadores associados a estas diferentes agregações geográficas permite depois pela incorporação de tonalidades de cor uma fácil identificação comparativa da evolução das assimetrias espaciais registadas ao longo do tempo.
Esta forma visual de interpretar a informação torna imediata a identificação de assimetrias na distribuição geográfica dos indicadores, facilitando a tomada de decisões mais assertivas.

A adoção da solução Metrics permite uma visão geográfica integrada e possibilita a disponibilização de um sistema de informação geográfico construído sobre essa mesma informação organizacional, permitindo ao decisor uma análise geográfica da distribuição dos indicadores inerentes à sua atividade.

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações