VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > O que é a tecnologia LiDAR e como funciona

06-10-2021

O que é a tecnologia LiDAR e como funciona

Drone - Mapeamento - Levantamento - LIDAR - como funciona - o que é


Uma das técnicas utilizadas para levantamentos topográficos e elaboração de modelos digitais é através da tecnologia LIDAR.


LIDAR (Light Detection And Ranging), é uma técnica de deteção remota que consiste na medição das propriedades da luz refletida em objetos distantes, podemos também dizer que, consegue medir distâncias através da luz. Com esta capacidade de medir distâncias, é possível criar modelos tridimensionais da superfície da terra.

O método mais utilizado para determinar a distância a um objeto é a utilização de laser pulsado. A distância a um objeto é determinada medindo a diferença de tempo entre a emissão de um pulso laser e a deteção do sinal refletido, de forma semelhante à tecnologia do radar, a diferença é que o radar utiliza ondas de rádio.

 

Drone - Mapeamento - Levantamento - LIDAR - como funciona - o que é



O sistema a laser mais utilizado para a obtenção de informações espaciais, produzindo Modelos Digitais do Terreno e da Superfície, é o perfilamento em plataforma móvel aerotransportada, utilizando uma combinação do Sistema de Navegação Global por Satélites (GNSS) e o Sistema de Navegação Inercial (INS). O GNSS fornece a localização da aeronave no espaço, enquanto o INS informa os ângulos de atitude.

O sistema LIDAR utiliza neste varrimento ondas cujo comprimento varia entre 0,7µm e 1000µm, compreendendo a região do espectro eletromagnético denominada infravermelho próximo (NIR).

As grandes vantagens associadas a esta técnica são: o sensor não é afetado pela falta de luminosidade nem por outras variáveis que influenciam na qualidade da análise; alta velocidade e precisão quando comparada com outras técnicas; e ainda, a minimização de custos associados.


👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações