VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Será o GeoJSON o futuro padrão da informação geográfica

04-10-2021

Será o GeoJSON o futuro padrão da informação geográfica

GeoJSON - futuro - padrão - formato - informação - geográfica


No mundo dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), o armazenamento da informação é elementar. Existem diversas maneiras e formatos para armazenar a informação geográfica, composta por pontos num sistema de coordenas e também a informação alfanumérica associada, normalmente atributos ou propriedades.


Dos vários formatos que existem, hoje destacamos o GeoJSON. O GeoJSON é um formato aberto, criado para ser facilmente interpretado e transportado por qualquer aplicação. Na sua base está o formato JSON, que é um objeto que permite armazenar uma estrutura de dados hierárquica. O GeoJSON acrescenta um conjunto de regras que indicam como representar os elementos geográficos de um objeto ou entidade no mundo real, bem como as suas propriedades.

Os elementos que compõem a informação que está disponível num ficheiro GeoJSON são os seguintes:

- Objeto Geometria: ponto, linha ou polígono contendo as coordenadas dos vértices num determinado sistema de projeção;

- Objeto Feature: é a entidade que se pretende representar, que inclui o objeto geometria (descrito anteriormente) e um conjunto de propriedades associadas;

- Objeto Coleção: é uma forma de organizar um conjunto de objetos Feature num único objeto.

Atualmente, qualquer aplicação de SIG consegue ler o formato GeoJSON, seja ele disponibilizado diretamente a partir de um ficheiro, ou vindo de um servidor através de, por exemplo, o acesso a uma API (Application Programming Interface). É possível inclusivamente fazer pedidos a um servidor WFS (Web Feature Service) no formato GeoJSON. Além disto, o formato é facilmente legível em qualquer linguagem de programação, visto a base deste ser um objeto JSON (JavaScript Object Notation).

O GeoJSON é um formato que continua a ganhar popularidade ao lado da concorrência de outros formatos existentes de longa data. Dada a sua abertura, facilidade de uso e de compreensão, podemos afirmar que este formato é (e será!) uma das formas mais importantes e populares de guardar informação geográfica.

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações