23-09-2021
Os satélites Landsat, A acompanhar décadas de mudança
Nos últimos 50 anos, a nossa compreensão da Terra foi moldada graças aos dados disponibilizados pelos satélites Landsat. Desde o lançamento do primeiro satélite Landsat em 1972, a missão reuniu e arquivou mais de nove milhões de imagens do terreno do nosso planeta, incluindo campos de cultivo, cidades extensas, florestas e glaciares cada vez mais pequenos. Estas imagens ricas em dados estão gratuitas e disponíveis ao público, uma circunstância que através da gestão da informação levou a descobertas científicas e à criação de múltiplas aplicações.
A missão ajuda a determinar a saúde das safras globais e a extensão da irrigação agrícola. Permite que as organizações detetem o desflorestação em áreas remotas do globo e a quantificação do impacto dos incêndios florestais. Também fornece informação para os esforços tendo em vista melhorar o habitat da vida selvagem e a preparar medidas de combate aos desastres naturais.
O Landsat forneceu o mais longo registo contínuo da superfície terrestre vista do espaço. A consistência dos dados de cobertura do solo do Landsat de sensor para sensor e ano para ano torna possível o rastreamento de mudanças na cobertura da terra desde 1972 até o presente, e continuará no futuro com o Landsat 9. Com tecnologia melhor do que nunca, o Landsat 9 irá aprimorar e estender o registo de dados muito para além dos próximos 50 anos.
Artigos relacionados com os Satélites LANDSAT:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS