VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > SATÉLITES LANDSAT

20-09-2021

SATÉLITES LANDSAT

SATÉLITE LANDSAT 9


LANDSAT é a nomenclatura de um programa de satélites de observação da Terra de origem Norte americana. O próximo lançamento (Landsat 9) está agendado para a próxima 2ª feira, 27 de Setembro.


A série de satélites Landsat teve início na segunda metade da década de 1960, a partir de um projeto desenvolvido pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), sendo dedicado exclusivamente à observação dos recursos naturais terrestres. O primeiro satélite foi lançado em 1972 e denominado ERTS-1 ou Landsat-1. A série Landsat continua em atividade até hoje, o que significa perto de 50 anos a contribuir para a evolução das técnicas sensoriais remotas em instituições de todo o mundo.

 

SATÉLITE LANDSAT 5

 

Os satélites Landsat captam imagens multiespectrais de resolução média da Terra, pelo que o Landsat tem um arquivo histórico inigualável em qualidade, detalhe, cobertura e duração.

 

SATÉLITE LANDSAT 5 - Características

 

Da série, destaque para o Landsat 5, porque é considerado pelo Guiness como o satélite de observação da terra que há mais tempo está em funcionamento. Desde 1984 até ao presente capta imagens com uma largura de cerca de 185 Km2 e tem 7 bandas espectrais:

- Banda 1 (Azul): Utilizada para mapeamento de água costeira, florestação ou tipo de agricultura, bem como mapeamento e identificação de centros populacionais.

- Banda 2 (Verde): Corresponde à reflexão do verde da vegetação vigorosa e/ou saudável. É também utilizado para a identificação de centros populacionais.

- Banda 3 (Vermelho): É utilizada para a discriminação das espécies vegetais, para a determinação das fronteiras do solo e delimitações geológicas, bem como identificação de áreas agrícolas.

- Banda 4 (Infravermelho Próximo / Refletor): Determina a quantidade de biomassa presente numa área, enfatiza o contraste das zonas de terra-água e vegetação do solo.

- Banda 5 (Infravermelho Médio): É sensível à quantidade de água nas plantas. Usada na sua análise, tanto em tempos de seca como em tempos de chuva. É também uma das poucas bandas que podem ser usadas para a discriminação de nuvens, neve e gelo.

- Banda 6 (Infravermelho Termal): Para análise e deteção de vegetação doente, intensidade de calor, aplicações de inseticida, para localizar poluição térmica, localizar atividade geotérmica, atividade vulcânica, etc.

- Banda 7 (Infravermelho Médio): É importante para a discriminação de tipos de rocha e solos, bem como o teor de humidade entre o solo e a vegetação.

 

SATÉLITE LANDSAT 5 - Bandas Espectrais

 

SATÉLITE LANDSAT 5 - Black and White

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações