VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > Eixos de controlo da aeronave Roll, Yaw e Pitch

17-09-2021

Eixos de controlo da aeronave Roll, Yaw e Pitch

Eixos - controlo - aeronave - Roll - Yaw - Pitch


A atitude fornece informações sobre a orientação de um objeto em relação ao quadro de nível local (plano horizontal) e ao norte verdadeiro. As soluções de atitude GNSS (Sistema de Navegação por Satélite) normalmente assentam em três componentes: roll, pitch e yaw.


A forma mais fácil de entender o conceito de atitude é considerar um plano com três eixos lineares passando por ele:

  • Asa para cima / para baixo = Roll - rolamento / bancagem / giro
  • Nariz para cima / baixo = Pitch - inclinação / arfagem
  • Nariz esquerda / direita = Yaw - rumo / direção / guinada / azimute

A medição angular no plano horizontal, em relação ao norte verdadeiro, é chamado de yaw. A medição angular no plano vertical, em relação ao quadro de nível local, é considerado como pitch ou roll.

 

Eixos de controlo da aeronave - Roll, Yaw e Pitch


Qualquer aeronave é capaz de realizar 3 rotações em redor de 3 eixos perpendiculares entre si, cujo ponto de intersecção está situado sobre o centro de gravidade do avião. Estes 3 eixos são: eixo transversal (ou lateral), vertical e longitudinal.

O eixo lateral ou transversal é um eixo imaginário que se estende de ponta a ponta das asas da aeronave. O movimento que realiza ao redor deste eixo denomina-se inclinação (pitch) que são os movimentos de cabrar (levantar o nariz do avião), e tangagem que são os movimentos de picar (baixar o nariz do avião). O piloto no comando é capaz de modificar a orientação em relação a este eixo através do profundor.

 

Eixos de controlo da aeronave - Roll, Yaw e Pitch


O eixo longitudinal é um eixo imaginário que se estende desde o nariz até a cauda da aeronave. O movimento que realiza o avião ao redor deste eixo é denominado rolamento (roll) e as superfícies de comando são os ailerons.

O eixo vertical é um eixo imaginário que, passando pelo centro de gravidade do avião, é perpendicular aos eixos transversal e longitudinal. Este eixo está contido num plano que passa pelo nariz e a cauda do aparelho e que normalmente divide a aeronave em duas partes simétricas. O movimento que realiza o avião ao redor deste eixo denomina-se guinada (yaw). A superfície de comando da guinada é o leme de cauda, ou leme de direção.

 

Eixos de controlo da aeronave - Roll, Yaw e Pitch


Estes conceitos, transversais a toda a aviação, são por isso fundamentais em voos de VANTS (Veículos Aéreos Não Tripulados), nomeadamente no processamento das fotografias para levantamento topográfico e mapeamento da superfície de um terreno. Só com os valores destes 3 eixos para cada fotografia é que se torna possível uma correção do posicionamento dos dados obtidos e a criação de um mosaico uniforme para todo o plano de voo.

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações